
Senti quando os dedinhos da menina passaram pelo livro.Percebi quando chegaram até o final da prateleira.Pararam por um momento,pensativos.Tamborilaram sobre um dicionário.Então voltaram,alegres,até chegarem novamente ao livro em que eu morava.Com um puxão decidido,eu e meus companheiros fomos retirados da prateleira.
-Quer ver este livro?- perguntou uma voz conhecida.
A bibliotecária!Há quanto tempo não ouvia a sua voz?!Queria acenar para ela para dizer um "oi".Mas eu era apenas o narrador do livro que a menina estava segurando.Nada podia fazer.
-Quero sim! _ respondeu a menina. _Achei a capa bonita!
Sim,menina,nossa capa é realmente linda!Está um pouco desbotada,mas ,ainda assim ,é bonita.Ganhou prêmio de melhor capa há...Há quanto tempo mesmo?
_ Mas ele está tão velho! -exclamou a bibliotecária. _ Há anos ninguém o lê.Tem certeza?Quer mesmo tomá-lo emprestado?
Ora ,o que esta mulher está pensando?Pela primeira vez,em muitos anos,alguém quer ler nossa história.E ela desencorajando a leitora!Por sorte a menina tem personalidade.não se importou com a opinião alheia...
Com um suspiro ,a bibliotecária abriu o livro pela contra capa.Tirou uma ficha ,anotou o nome da menina e a data.Então. entregou-o na mão dela.
Que felicidade!Mais uma vez,depois de muito tempo,alguém vai conhecer as peripécias do príncipe Sapristo para conseguir a mão da princesa Priliana.Por exemplo,a luta com o dragão!Ah,esta era a minha passagem favorita no livro!Eu adorava narrá-la!Como era mesmo?
"Então o príncipe Sapristo ergueu a poderosa espada Escalibúrnia contra o terrível dragão das Sete Asas..."
Poxa!Mal posso esperar para contar esta história de novo!Mas,antes,preciso conferir se está tudo no lugar e se os personagens estão prontos para entrarem em cena.Há muito o que fazer antes de um leitor abrir um livro!
Gláucia Lewicki e Janaína Tokitaka
3 comments:
Oi Luciane! Teu blog esta belíssimo! Obrigada pela sugestão e ajuda. Beijos.
Luciene! que espaço gostoso de ficar, é o teu blog! Hoje , depois da reunião ligo para ti. Agora estou correndo. Passei pra dar um beijo. Beijo!!!! bia
Olá Luciene! Que legal o texto da folha. É muito legal quando a gente percebe, assim como o narrador do livro percebeu, que uma criança está se interessando por um livro. Mas também é muito frustrante ver uma bibliotecária selecionar um livro pela idade ou pela capa e não pelo seu conteúdo.
As nossas crianças estão carentes dos velhos contos de fadas. As meninas, hoje em dia não vivem a emoção de ouvir uma história bem contada, não exercitam sua imaginação, não sabem o que é um príncipe encantado.Penso que daí resulta muitos dos casos da gravidez na adolscência. Antes havia toda aquela coisa da menina encontrar seu prícipe encantado para casar. Hoje é com qualquer um, depois os avós é que vão cuidar desses netos. Infelizmente as escolas, de modo geral não incentivam esse tipo de literatura.
Teu blog está muito legal. Parabéns!
Post a Comment