Saturday, October 27, 2007

Contação de Histórias




Hoje ,parte do meu grupo de Literatura,reuniu-se na Praça de Shiga afim de combinar como fazer o trabalho solicitado pela professora Suyan.Escolhemos este local porque,todas nós ,que estávamos ali presentes,passamos por momento de estress e preocupações mil.Pensamos ser ali um espaço para relaxar,junto à natureza e conversar.A Bia e a Maria Gabriela levaram sugestões de livros e para que pudéssemos escolher a história,passaram a contá-las.Para nossa surpresa havia ali outras pessoas acompanhadas de uma criança,que ficaram atentas ao que acontecia,além da Bruna Pipoca,filha da Kátia.Logo se organizava uma "Contação de Histórias".Os adultos que acompanhavam um menino (mãe,tia e avó) ficaram atentos até o final e elogiaram a performance da Bia.Conseguimos deixar vários detalhes acertados e foi um encontro.
muito bom!!! Porque não "unir o útil ao agradável"?

Complemento: também selecionei esta postagem,porque ela ilustra uma integração muito importante entre nós,do grupo de Literatura. Apesar de fazermos um curso á distância,conseguimos manter uma relação saudável e de muita amizade,em função,também de trabalhos como este. Escrevo também,porque nestes encontros não falamos apenas do trabalho e nem tão pouco resolvemos as questões pertinentes á ele e vamos embora. Transformamos estes encontros em momentos de integração total,incluindo neles alguns de nossos familiares.

Friday, October 05, 2007

Releitura do quadro "As Meninas"- ARTES VISUAIS


Em minha releitura do quadro de Velázquez, imagino que ele esteja pintando a menina (Infanta) pela posição em que ela está e também porque me parece que as damas de companhia estão ajudando a manter-se imóvel.

Complementação:Este exercício foi bastante difícil de fazer porque eu não entendo nada de arte ,ou melhor,eu nunca fiz a releitura de uma obra de arte.Observei muitas vezes a imagem designada pelo professor,me perguntei várias vezes o que cada personagem poderia estar fazendo ali e qual a função de cada um na história deste quadro.De tudo,saiu a releitura acima! Foquei na menina ( a Infanta) porque percebi que ela era o centro da tela e os outros figurantes.Também pude observar ,pelo relato de vários colegas,que percebemos de maneiras diferentes esta mesma situação.Resultado final:a releitura se efetivou.Já consigo sentir maior segurança quando formos à Bienal "reler" algumas obras expostas e minha fala inicial da presencial ,já não terá o mesmo efeito de quando foi dita.