Sunday, June 15, 2008

Festas Juninas



Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.


Festas Juninas no Rio Grande do Sul

Antonio Augusto Fagundes
Curso de Tradicionalismo GaúchoMartins Livreiro Editor - 1995

No Rio Grande do Sul as festas de junho estão ligadas ao solstício de inverno e são quatro, os santos do mês: Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro e São Paulo (29).
São festas importantes no calendário gaúcho e sua alegria não tira a seriedade das comemorações. O que se deve impedir - e o tradicionalismo está vencendo esta batalha - é a aparição de festas caipiras, que de caipiras não tem nada e visam colocar em ridículo um tipo humano de cultura tão importante como o gaúcho, que já mereceu estudos sérios de homens como Mário de Andrade, Amadeu Amaral e Alceu Maynard Araújo.
E se dizer que houve um tempo em que sociedades importantes e escolas sérias realizavam até os famigerados "casamentos na roça" em nosso estado



São João
É a festa junina mais popular do estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. Ocorre, porém, frequentemente um erro: as fogueiras são acesas na véspera de São João e não, como deveria ser, à tarde do dia 24 de junho.
A roupa adequada para essa ocasião é a gauchesca de festa. A comida é a galinha frita, assada ou com arroz, a batata-doce, o pinhão (preparado de várias maneiras), o amendoim, a pipoca, a cangica, os doces campeiros. Assar churraso, ainda mais nas brasas da fogueira, seria um desrespeito ao santo. Bebe-se cachaça, quentão, jacuba ou capilé.

4 comments:

Kathia said...
This comment has been removed by the author.
Kathia said...

Oi Lu, ô postagem mais gostosa,heim?Tô sentindo o cheirinho de quentão e da brasa da fogueira.Lembro de qdo era criança,as festanças que fazíamos ao redor das fogueiras, na casa da uma colega que fazia aniversário em 24/06,bem típico ou as da escola,com escolha de prenda e tudo que tinha direito.Eram muito divertidas.Bjs, Kathia.

Unknown said...

E falar em comidas típicas...adivinha...to fazendo uma canjica doce enquanto vou colocando em dia os trabalhos da faculdade. Ô trem bão!!!Amiga! Sucesso em tua vida e qualquer coisa dá um grito! Bjs

MARION said...

Oi Lú!
Achei legal tuas postagens.
Minha mãe faz aniversário dia 24/06, dia de São João, sempre comemoramos com quentão, pinhão, etc. bem a estilo Junino.
Bjs Marion.