Friday, May 07, 2010

PERMISSÃO PARA UM ABRAÇO MUITO SIGNIFICATIVO






Ontem à noite(quinta-feira)  fiquei muito  feliz por três situações:

1-um aluno trouxe um livro didático com algumas páginas marcadas, para que possa retitar atividades para a turma. As páginas destacadas são sobre alfabeto,exatamente o que estamos trabalhando.
2-uma aluna que adora o grupo musical MAMONAS ASSASSINAS, quer muito ler um livro que ela tem que conta a história do grupo.Ontem,ela trouxe o livro citado,para que  eu levasse para casa e lesse no final de semana.
3-um aluno , trouxe sua máquina fotográfica para que eu pudesse fotografá-los e retirar uma foto dele,dentre as que estão num cartão de memória , para personalizar seu calendário do mês de maio.Além disso, me deu o cartão para que trouxesse para casa e pudesse selecionar as fotos com calma.

Bem, a certeza de que o trabalho que venho realizando está dando resultados está nestas atitudes,porque:

-o aluno que trouxe o livro didático, demonstra que mesmo fora do horário de aula, está buscando material para contribuir com as aulas, o que configura  autonomia e busca pelo saber, sendo assim,  protagonista no seu processo de aprendizagem.

-a aluna que me emprestou o livro sobre os Mamonas, aceitou o desafio de ter como meta,  ler ,pelo menos algumas frases deste livro para a turma até o final deste ano e se comprometeu de me avisar quando será, para que eu assista.

- trazer a máquina fotográfica e permitir que se fotografe a turma em plena atividade e os colegas não se incomodarem com estas fotos,ou seja, elas já fazem parte da rotina da turma, me mostra que logo poderei colocá-los também no meu blog e que eles entendem o motivo deste registro.Esta semana,levei meu noteboock e mostrei o wiki e o  meu blog para eles.Demonstraram espanto com a quantidade de atividades e progressos que já fizeram e que estão registrados.Estou respeitando o tempo de algumas alunas, na verdade duas, que sentem-se feias para fotos.Aceitam agora que eu fotografe suas mãos no momento das atividades.Uma delas tem maquiado os olhos para vir às aulas.Hoje, sugeri que deixasse eu fotografar seus olhos para o calendário.Ela gostou da idéia.Ainda não conseguimos concretizar a NOITE DA BELEZA, mas estamos caminhando.Logo acontecerá.Tenho certeza que, depois disso,as duas concordarão com as fotos.

A imagem desta postagem ilustra o momento atual deste grupo:estão se permitindo abraçar pela leitura e pela escrita;começam a perder o medo de errar e sentem-se valorizados pelos progressos que já percebem,estão acontecendo.

2 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Lu! obrigada pelas palavras e incentivo! Embora, não esteja, nesta tua postagem, o registro de teu sorriso e de tua satisfação é possível imaginá-los.
Um beijo pra ti e pra tua mãe, especialmente neste segundo domingo de maio. Que os 3 Fs sempre as acompanhem: Felicidade, Fé e Força.
Beijocas da Bia e do Lu

Beatriz said...

Lu, como eu me sinto feliz!! A tranquilidade com que tu vais percebendo, respeitando, provocando até que eles ultrapassem suas barreiras. Além disso, que registro reflexivo!! Com argumentos bem postados e com a clara intenção por detrás de tudo. Tb sinto teu sorriso!! Adorei a imagem!! Arrepia
Um abração
Bea