Tuesday, April 12, 2011

Formação Continuada de professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis

Pois então a especialização começou e junto com ela um universo novo :inclusão escolar. Novo? Sim , do ponto de vista deste curso, em função das informações legais  mais específicas assim como os materiais disponíveis para a qualificação do trabalho junto às PNEEs. Estou tendo acesso à programas que nem imaginava que estavam disponíveis. Hoje conheci o  SISTEMA DOSVOX que auxilia as pessoas com limitações visuais severas e para experimentá-lo tirei minhas lentes de contato, pois tenho miopia bem avançada e sem elas (as lentes) não enxergo nada.Foi muito difícil digitar uma frase sem visualizar o teclado.decorar a posição de cada letra, não ver...que insegurança ! Não consegui realizar a atividade solicitada, ainda não. Terei que utilizar muitas vezes o programa para me apropriar dele e assim não temer o "escuro".
Optei por este curso em função dos alunos de minha turma de progressão, pois cada vez me sinto-me menos capacitada para desenvolver um trabalho de qualidade com crianças com NEEs. E conhecendo todas as tecnologias assistivas disponíveis, é possível perceber que as PNEEs podem muito e com muita autonomia.

No comments: