Monday, September 25, 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
NOME DO ALUNO:LUCIENE BORBA SOBOTYK
ATIVIDADE 1
PÓLO ALVORADA




EU À PROCURA DA ILHA DESCONHECIDA!!!!












Sou professora da rede municipal de
Porto Alegre há exatos 14 anos,de onde me afastei apenas por 1 ano,quando fui morar no estado do Amapá(uma experiência e tanto!!!).Anterior ao concurso,trabalhei em escolas particulares,uma delas montessorianas.Minha área de concurso foi a Educação Infantil,mas hoje trabalho com alunos na faixa dos 9 aos 13 anos.
Sempre fui uma aluna nota 10(literalmente) durante toda minha vida escolar;durante meu estágio,não ousei experimentar nada do que não fosse orientado pela supervisora que me acompanhava.Não pensem ser fácil,hoje depois de 21 anos de magistérios,dar-me conta disso,em função deste texto que elaborei.Nunca me permiti dizer á ninguém que ia em busca "da ilha desconhecida",porque não tinha a coragem necessária para jogar-me nesta aventura de transgredir o que estava aí como certo,como modelo...
Escolhi o magistério ,acredito ,porque cresci numa família de professores e nunca me imaginei em outra profissão.Eu amo o que faço!!!!Minha profissão é LINDA e muito importante porque pode definir o futuro de um ser humano.
Tenho lembranças de alguns professores e acho que trago comigo um pouco de cada um:
*Professora Vera(alfabetizadora):era linda!carinhosa.
*Professora Ivete(2º/3º):muito brava,mas excelente professora.
*Professora Ana Maria(4º série):meiga,mas exigente.
*Professor Castilhos(matemática):era ator,suas aulas eram muito diferentes
*Professor Jorge(história):meu predileto!Era um sábio!Suas aulas pareciam uma conversa entre amigos.Ele,os alunos e apenas uma barra de giz.
Hoje, preciso muito mais do que a barra de giz para dar uma boa aula.Desempenho papéis que não são meus ( psicóloga,mãe....) porque sinto que para os meus alunos,sou um navio e a escola um porto seguro.A vida deles é muito dura!!!Mas não acho impossível que entre tantos,eu consiga deixar em alguns,uma semente boa,uma frase dita na hora certa ,uma lembrança bonita,como a dos meus professores.
Ao longo destes anos todos,fiz bons trabalhos,mas nunca tive a certeza de que "a ilha desconhecida existe".Porém, a partir do momento em que decidi prestar vestibular( sair do palácio pela porta das decisões),comecei a buscar algo novo.Isto já é uma ousadia não acham??
Todas as atividades que estamos fazendo,mexem comigo de alguma maneira.Começo a perceber que existem outras formas de ver a EDUCAÇÃO e que "começar a gritar" e escancarar a "porta das decisões" é muito bom,sim!
Tenho medo de estar iniciando esta reflexão muito tarde e por isso aproveito todas as chances de troca de experiências que vão surgindo.
"Não nos vemos senão saimos de nós!"A escalada está só começando,mas chegarei ao topo em 2010!!!!



7 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Luciene! Sou eu, sim...a Bia que sentou perto de ti. Quanto às dificuldades em frente à maquina, elas apenas vão se modificando à medida que as ultrapasso.( saem umas, descubro outras) Mas isso acontece com todos nós, não é? agora, quanto ao que escrevo... sempre gostei de escrever...Essa, sou eu, podes ter certeza. Ao ler teu blog, relembrei de outras influências que tive. Gozado, tive um professor Castilhos, no IE... Além de termos a possibilidade de conhecer novas pessoas, cursar a faculdade, também fazemos o "exercício" de relembrar, refletir e associar. Gosto muito disso. Abração.
Bia

biapedag.blogspot.com said...

Bah! Esqueci de uma coisa: as imagens que coloco são tiradas do Gogleee, na parte de imagens. Se não conheces, me dá um toque que eu te explico melhor, ok?
Bia

biapedag.blogspot.com said...

Mas que coisa maravilhosa, Luciene! estamos conectadas! Vc está com a página do Rooda aberta? Com o A2? Eu vou pra lá, para ver se consigo te dar um oi "mais ao vivo" eh, eh, eh...

Inês Cristina said...

Oi Lu! Ainda não entrei nos espaços virtuais e você?
Onde encontrou?
Saudades!!! Beijos! Inês Cristina

Gabriela Sargenti said...

Lu,
lindo teu depoimento, acho legal quando atingimos alguma maturidade e conseguimos nos permitir admitir nossas falhas. Carinho, Gabriela.

Inês Cristina said...

Oi Lu!
Para colocar a foto no Pwiki é só clicar c o botão direito em cima da foto e copiar atalho. Depois colar e coloca entre colchetes. Qualquer coisa é só dar um toque. Beijos!

Ana Lucia Alves said...

Luciene, li seu e-mail sobre atividade1, acho que não aconteceu comigo e por curiosidade li seu texto, refleti sobre tuas palavras e gostei de saber que es uma pessoa com tempo na educação, mas com a cabeça aberta para novos desafios. Abraço!