Thursday, September 28, 2006

LER ,UM CASTIGO????



QUARTA-FEIRA ,SAINDO DA ESCOLA, OUVI UMA MÃE BRIGANDO COM SEU FILHO E DIZENDO ASSIM:
- AGORA,QUANDO A GENTE CHEGAR EM CASA,TU VAIS FICAR DE CASTIGO!!!SEM TELEVISÃO!!! VAI PEGAR UM LIVRO PRÁ LER ,UM CADERNO PRÁ ESCREVER.
A CRIANÇA NADA DIZIA, APENAS ESCUTAVA. AQUELAS PALAVRAS ESTÃO NA MINHA CABEÇA DESDE ENTÃO E FICO PENSANDO: NOSSA MISSÃO É REALMENTE MUITO DIFÍCIL.COMO VAMOS FAZER NOSSO ALUNO E SUAS FAMÍLIAS ENTENDEREM QUE A LEITURA E A ESCRITA SÃO A POSSIBILIDADE DE UMA VIAGEM ESPETACULAR E NÃO ... UM CASTIGO!

Monday, September 25, 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
NOME DO ALUNO:LUCIENE BORBA SOBOTYK
ATIVIDADE 1
PÓLO ALVORADA




EU À PROCURA DA ILHA DESCONHECIDA!!!!












Sou professora da rede municipal de
Porto Alegre há exatos 14 anos,de onde me afastei apenas por 1 ano,quando fui morar no estado do Amapá(uma experiência e tanto!!!).Anterior ao concurso,trabalhei em escolas particulares,uma delas montessorianas.Minha área de concurso foi a Educação Infantil,mas hoje trabalho com alunos na faixa dos 9 aos 13 anos.
Sempre fui uma aluna nota 10(literalmente) durante toda minha vida escolar;durante meu estágio,não ousei experimentar nada do que não fosse orientado pela supervisora que me acompanhava.Não pensem ser fácil,hoje depois de 21 anos de magistérios,dar-me conta disso,em função deste texto que elaborei.Nunca me permiti dizer á ninguém que ia em busca "da ilha desconhecida",porque não tinha a coragem necessária para jogar-me nesta aventura de transgredir o que estava aí como certo,como modelo...
Escolhi o magistério ,acredito ,porque cresci numa família de professores e nunca me imaginei em outra profissão.Eu amo o que faço!!!!Minha profissão é LINDA e muito importante porque pode definir o futuro de um ser humano.
Tenho lembranças de alguns professores e acho que trago comigo um pouco de cada um:
*Professora Vera(alfabetizadora):era linda!carinhosa.
*Professora Ivete(2º/3º):muito brava,mas excelente professora.
*Professora Ana Maria(4º série):meiga,mas exigente.
*Professor Castilhos(matemática):era ator,suas aulas eram muito diferentes
*Professor Jorge(história):meu predileto!Era um sábio!Suas aulas pareciam uma conversa entre amigos.Ele,os alunos e apenas uma barra de giz.
Hoje, preciso muito mais do que a barra de giz para dar uma boa aula.Desempenho papéis que não são meus ( psicóloga,mãe....) porque sinto que para os meus alunos,sou um navio e a escola um porto seguro.A vida deles é muito dura!!!Mas não acho impossível que entre tantos,eu consiga deixar em alguns,uma semente boa,uma frase dita na hora certa ,uma lembrança bonita,como a dos meus professores.
Ao longo destes anos todos,fiz bons trabalhos,mas nunca tive a certeza de que "a ilha desconhecida existe".Porém, a partir do momento em que decidi prestar vestibular( sair do palácio pela porta das decisões),comecei a buscar algo novo.Isto já é uma ousadia não acham??
Todas as atividades que estamos fazendo,mexem comigo de alguma maneira.Começo a perceber que existem outras formas de ver a EDUCAÇÃO e que "começar a gritar" e escancarar a "porta das decisões" é muito bom,sim!
Tenho medo de estar iniciando esta reflexão muito tarde e por isso aproveito todas as chances de troca de experiências que vão surgindo.
"Não nos vemos senão saimos de nós!"A escalada está só começando,mas chegarei ao topo em 2010!!!!



Saturday, September 16, 2006


Presencial !!!!!!!

Então pessoal ,todos prontos paras as novas interdisciplinas?Espero que sim!
Estou feliz ( por isso os fogos)em dar segmento às aulas ,embora ache que agora é que vamos sentir o ritmo do curso,porque até o momento estávamos "ensaiando".Boa sorte para nós!!!!

Saturday, September 09, 2006

Para conhecer Saramago


Hoje fiz o trabalho sobre este autor e entre tantas frases encontrei estas que chamaram minha atenção:

" Ensine-se a pensar claro e a escrita será clara."
"Corrigir é reconstruir a palavra na mente do aluno."

José Saramago diz que a correção não deve ser um traço a circular o erro do aluno,porque desta forma ele não conseguirá perceber o que deve ser corrigido e porque.

Quando perguntado qual a melhor maneira de fazer o aluno ganhar consciência do que leu,ele respondeu:"Ler em voz alta é melhor maneira do aluno tomar consciência do que leu e do que poderá escrever."

O que você acha??? Deixe seu comentário aqui.

Wednesday, September 06, 2006

Feriado? Que bom!!!!!


Nosso amigo aí ao lado,da escola Pólo,deve estar feliz com este feriadão! Tantas pessoas mexeram nele e seus colegas,com tantas dúvidas....
Daqui prá frente ficará mais tranqüilo e menos cansado,pois já estamos aprendendo a usá-lo com sabedoria!!!!

DEU UM MEDINHO!!!

"ÚLTIMA " AULA PRESENCIAL
Ontem tivemos o encontro final com a Bea e a Íris (final por enquanto).Deu um medinho,mas logo as tutoras,com seu carinho e atenção terminaram com este sentimento. Estou muito tranquila com relação à minha tutora (VANESSA),pois demonstra muito conhecimento e até agora não deixou de responder à nenhuma das minhas questôes. A caminhada está apenas começando,mas sinto que todos nós já tivemos grandes avanços.SORTE PARA TODOS!!!!!!

Sunday, September 03, 2006

"ESTUDAR NÃO É UM ATO DE CONSUMIR IDÉIAS, MAS CRIÁ-LAS E RECRIÁ-LAS!"
Paulo Freire