Tuesday, September 08, 2009

Fala-se, escreve-se, lê-se sempre do mesmo jeito?



O substantivo
É o substituto
Do conteúdo
O adjetivo

É nossa impressão
Sobre quase tudo
O diminutivo
É o que aperta o mundo
E deixa miúdo

O imperativo
É o que aperta os outros
E deixa mudo

Um homem de letras
Dizendo idéias

Sempre se inflama
Um homem de idéias
Nem usa letras
Faz ideograma
Se altera as letras
E esconde o nome
Faz anagrama
Mas se mostra o nome
Com poucas letras
É um telegrama

Nosso verbo ser
É uma identidade
Mas sem projeto
E se temos verbo
Com objeto
É bem mais direto
No entanto falta
Ter um sujeito
Pra ter afeto
Mas se é um sujeito
Que se sujeita
Ainda é objeto

Todo barbarismo
É o português
Que se repeliu
O neologismo
É uma palavra
Que não se ouviu
Já o idiotismo
É tudo que a língua
Não traduziu
Mas tem idiotismo
Também na fala
De um imbecil





Existem várias formas de comunicação:a letra de uma música,um desenho representativo,gestos,olhares...A leitura não acontece somente quando encontramos um conjunto de letras,que procuram significar algo porque estão juntas,numa palavra ou frase."Lemos" desenhos,lemos fotografias,lemos atitudes.Se pensamos em sala de aula,há alunos que não conseguem decifrar aquele conjunto de letras,mas conseguem demonstrar de outras maneiras o entendimento daquilo que lhe é solicitado.Há os que leem fluentemente,outros de forma silabada,pausadamente...
Ainda temos aqueles que usam desenhos como escrita,uma letra para cada sílaba da palavra que deseja registrar ...Como diz a poesia acima "...um homem de idéias nem usa letras..."
No texto de KLEIMAN(2006) - Modelos de letramento e as práticas de alfabetização nas escolas - fica claro o quanto a escola,que é a mais importante agência de letramento,considera a alfabetização apenas como uma aquisição de códigos,sem considerar que o conhecimento que o sujeito traz consigo,adquirido no seu cotidiano,independe de ler e escrever.

5 comments:

Iris said...

Luciene, querida

Serei a acompanhante oficial de teu blog, neste semestre. Volto em breve para ler o término da postagem.
Abra@os e bom semestre!

biapedag.blogspot.com said...

Lu! Eu também sou tua acompanhante oficial, aqui!!!rs Menina! Há quanto tempo não nos falamos!!! Dois dias??? Vou te ligar! rs

Simone said...

Olá Luciene!
Passei aqui para visitar teu blog e desejar que tenhas um ótimo e produtivo semestre!! Ficaria interessante tentares fazeres uma relação dessa postagem com a Libras, que é outra forma de comunicação. O que achas?
Um abraço, Simone - tutora sede

Beatriz said...

Luciene,como estás?
Olha eu aqui...Preciso participar mais,pois foi isso que eu prometi naquele "Dia d",lembras?Mas você começa cedinho!!! No dia 13 de agosto estava começando a me organizar para esse VII semestre.
Abraços,voltarei.

Daiane Grassi said...

Oi Lu!! Passei aqui para te visitar! Gosto muito de ler os teus relatos de sala de aula, principalmente quando eles estão relacionados ao PEAD. Topa o desafio?!
Abração, Daiane.