Friday, October 02, 2009

Sinto vergonha ...tristeza...impotência





Recebi este vídeo esta semana e imagino que muitas pessoas já o conheçam,mas resolvi colocá-lo aqui porque ilustra o sentimento de impotência diante de tantos descalabros que acontecem no Brasil.Um país lindo que torna-se feio a cada dia pela violência,pobreza,política ,pela corrupção,pela falta de valores,pelas famílias que jogam seus filhos no mundo simplesmente...É uma lista grande!

Acompanhei a divulgação da sede das Olimpíadas de 2016 e após orgulhar-me de pertencer ao Brasil naquele momento,imediatamente pensei:Quem vai encher os bolsos desta vez,diante de tantas obras que serão realizadas?Qual imposto será criado,para que o povo pague esta conta?

Relembrando alguns últimos acontecimentos, veio à minha cabeça o episódio da pichação numa escola estadual de Viamão.Nossa colega trabalhando de GRAÇA,em pleno feriado,pintando a escola e na semana seguinte um aluno,que não estava com sua família no mutirão que fez este trabalho,sente-se no direito de deixar sua marca:o nome escrito na parede.Poderia ter pintado as paredes durantes o feriado e esta marca sim ter deixado naquele lugar.Julgaram a professora IMEDIATAMENTE.Fácil para quem está longe daquela realidade.Valores que faltam a este menino e sua família que deveria ter vergonha da atitude do filho.

Mais um fato relembro:presos soltos por conta do caos dos presídios.Ok!Mas...e porque deixaram chegar neste ponto?Que código penal é este que não me protege e protege aquele sujeito que mata,estupra,rouba,vicia.Alguém já parou para pensar porque há tanta gente presa?

Instituto de Cardiologia,15 horas do dia 29/09/2009.Se aproxima de mim uma mulher bastante suja,GRÁVIDA,máscara no rosto,muito magra.Pede dinheiro com aquele discurso que já conhecemos.Não pude ajudá-la porque havia gasto há poucos minutos um valor considerável em exames médicos para meu filho.Seguiu-se uma infinidade de desaforos porque entendeu que eu estava mentindo.Fiquei pensando:com que direito?Fui além:porque não me comovo mais com estas pessoas?Que valores ela passará ao filho se já na barriga é usado para conseguir esmolas?Porque engravidar se não tem dinheiro sequer para comer?Fiquei observando mais um pouco:ela conseguiu alguns trocados e foi comprar CIGARRO!!!

1 comment:

Iris said...

Luciene, querida

A realidade é assustadora, mas ainda acredito que a saída está na educação.
Abra@os