Thursday, October 15, 2009

Uma manhã inesquecível....





Já relatei algumas vezes que trabalho com uma Turma de Progressão e que este grupo apresenta características muito específicas:relacionamentos conflituosos,baixa auto estima,desistem facilmente das atividades ,diante de uma dificuldade,muito carentes de afeto e tem na escola,o lugar de preferência em relação à sua casa.
Sempre estabeleci como norte do meu trabalho o vínculo afetivo com meus alunos.Turmas de Progressão não são "disputadas" pela maioria dos professores.Há dois anos letivos fui colocada numa turma com estas características,porque foi a única que restou,respeitada a famosa antiguidade como critério no momento em que as turmas eram escolhidas pelos professores.Não fugi à regra e fiquei apavorada e indignada,porque vinha desenvolvendo um projeto de Robótica na escola e até então,não sabia se podia realizá-lo com aqueles alunos.Pude e então,comecei minha caminhada com aquelas crianças,digamos,diferentes.O primeiro passo:mudar a imagem deste grupo,que são parte daquela escola,como qualquer outro.
Para minha surpresa,adorei os resultados que obtive ao final do primeiro ano letivo com eles e no momento em que pude expressar minha preferência de trabalho para 2009...adivinhem:turma de Progressão.Hoje torço para que nenhum colega mais antigo que eu na escola,queira o mesmo.Meu maior presente,o resultado do trabalho desenvolvido com a turma deste ano,foi a surpresa que prepararam e organizaram SOZINHOS para os professores que trabalham com eles (somos 4),além de outras profissionais que sempre valorizaram cada etapa vencida por estas crianças ao longo de 2009:a vice diretora da manhã,a supervisora,a orientadora e a coordenadora de turno,em comemoração ao DIA DO PROFESSOR.Estas são presenças exigidas pelo grupo em todas as atividades que consideram importantes!Junto com a professora de Arte-Educação,montaram uma árvore com várias flores e no miolo delas nossos nomes ,além de uma cartaz onde escreveram (a seu modo) que era difícil escrever o quanto éramos importantes para eles.Pronto!Tive a certeza que meu objetivo foi atingido como professora.Chegamos,eu e meus colegas,ao coração deles e ficamos com a certeza de que fazemos a diferença na vida destes alunos.
Coloco aqui o registro desta surpresa maravilhosa (fotos e relato),com a certeza de que mostra o que temos refletido,discutido,estudado desde o início do PEAD.

3 comments:

Daiane Grassi said...

Lu querida, que bela e emocionante história! Olha a questão do pré-conceito e do desafio, lado a lado, não é mesmo! Considero-te, pois, uma vencedora, por este e por outros relatos. Um abração, Daiane.

Beatriz said...

Lu, o desafio enfrentado com vigor, responsabilidade e afeto move montanhas não? Como a gente se sente grande, quando temos á frente esultados como esses. Não é por nada que saber que a gente mora no coração de alguém nos deixa tão especial!!
Lu, com certeza, tu fazes a diferença!!
Um abração
Bea

Iris said...

Olá, Luciene

Esta experiência tem muito a ver com a profecia de autocumprimento e com o efeito Pigmaleão.
Parabéns, mais uma vez.
Abra@os, Iris