Wednesday, April 16, 2008

Gosto de ser gente porque....


"Gosto de ser gente porque,como tal,percebo afinal que a construção de minha presença no mundo,que não se faz no isolamento ,isenta da influência das forças sociais,que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social,cultural e historicamente,tem muito a ver comigo mesmo."
Paulo Freire

Tenho gostado de algumas coisas no livro Pedagogia da Autonomia ,mas em outros capítulos,pareço reler o que já escrito em algumas páginas anteriores.Mas este capítulo -ENSINAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTO-tem muito a ver com a profissional que me tornei ao longo do Pead.Melhorei bastante como profissional,mais do que pessoalmente.Também encontro no trecho acima,palavras lidas no texto DO ACASO À INTENÇÃO EM ESTUDOS SOCIAIS,onde fica claro que o planejamento de um professor deve ser aberto,em que os alunos participem da aprendizagem.E aqui misturo duas situações:eu professora crescendo e entendendo que minhas aulas precisam estar inseridas na realidade mesmo do aluno e o meu aluno que precisa ter espaço para trazer para dentro da sala de aula suas experiências de vida e a partir delas e com elas,tornar-se alguém que construa sua presença no mundo.

3 comments:

Eliane Porto said...

Oi minha linda! Já estava sentindo falta de tua visita. Obrigada! Adoro teus comentários. Ah! Visitei e li tuas postagens!Como sempre: SHOW DE BOLA! BJS

LIDIANE said...

Oi Lu! primeiro obrigada pela tua visita no meu blog.Achei muito bom termos a mesma linha de pensamento com relação ao nosso plano de estudos, por isso adoraria trocar idéias com vocês.Ainda não olhei o teu mas me breve, assim que colocar minhas atividades em dia, passarei no teu wiki para dar uma olhadinha! Um grande abraço Lidiane

Kathia said...

Oi Lu! Que coincidência né? Nosso Plano de Estudos na mesma linha. vai ser muito legal poder trocar idéias. Após meu curso então ficará mais cheio de informações. Com certeza teremos muito a acrescentar. Bjs. :)