Sunday, March 30, 2008

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


Iniciei ontem,domingo, a leitura de Pedagogia da autonomia - Saberes necessárioa á Prática Educativa,finalizando o capítulo 1 que trata de pesquisa,criticidade,ética,estética,risco,aceitação do novo,reflexão crítica sobre a prática,reconhecimento da identidade cultural,além do respeito aos saberes dos alunos.
Há cada frase lida,vinha à lembrança um aluno meu,novo ou antigo,como se estivessem sido descritos pelo autor.
O mais recente ,é um menino de 12 anos,cujo comportamento sempre foi de agredir,insultar,não produzir e ainda ser um líder negativo em sua turma.Me foi relatado que está em nível inicial de alfabetização,mas é muito ágil na matemática.Em casa,a mãe já perdeu o controle sobre horários ou rotina:ele é dono do seu nariz!Confesso que tive receio ao ler seu nome em minha chamada.
Passados 25 dias do início das aulas,ainda não vi neste menino,o aluno que eu encontrava ,quase que diariamente,fora da sala de aula,nos setores,por não deixar a professora trabalhar com sua turma,em função de brigas e agressões.
Tenho comigo este ano,um aluno que faz questão de realizar as suas atividades e auxilia seus colegas por livre e espontânea vontade .Bom ressaltar que hoje faz parte de um grupo bem pequeno (11 alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem).
Tem planos para o futuro:fazer as provas de seleção do Colégio Militar!
Então,o que você acha disso? O que relatei aqui sobre este aluno tem relação com o conteúdo do Capítulo 1?
Deixe sua opinião registrada...estou curiosa!

Encontro descontraído,mas muito produtivo!Bem legal!


,
Encontro descontraído e produtivo para realização da atividade 1 de matemática.Aguardem nossas publicações!!!

Sunday, March 23, 2008

Retomando janeiro/2008

Neste primeiro encontro do Seminário Integrador,nos foi dada a tarefa de retomar as apresentações realizadas em janeiro,para finalização do semestre anterior.Não posso iniciá-la, sem antes prestar uma homenagem há um dos meus queridos alunos,que já não está mais entre nós,porém fez parte de minha apresentação.Fico feliz em lembrar seu sorriso e seu empenho em participar da equipe de robótica da escola ,trabalho que por mim foi apresentado em janeiro para colegas e professora orientadora.Não irei identificá-lo nesta foto,nem mencionar como se deu sua partida prematura,mas ele está aí,ocupando seu importante lugar dentro deste grupo,como todos os outros.Não teria conseguido nenhum sucesso nesta empreitada,sem o empenho de cada um deles.Obrigada!!!
Quanto às apresentações,foram uma caixinha de surpresas.Diria até que tivemos momentos em que a emoção tocou à todas naquela sala.O crescimento do grupo,no que se refere a qualidade das apresentações foi notório,mas duas situações preciso ressaltar:a emoção de Maria Beatriz Dornelles ao relatar que finalmente havia conseguido produzir seu primeiro power point sozinha,o que antes era uma quase missão impossível e a ousadia da Maria Inês ao trazer para o grupo,sua análise sobre o que era EMPATIA e como poderia ser identificada ou trabalhada em sala de aula.Idéia surgida a partir do exercício realizado com o filme Doze Homens e uma sentença,do Seminário Integrador e que ela aplicou em sala de aula.
Levo minhas lembranças à agosto/2006...Nossa!!!Somos nós mesmas???Somos sim e com muito orgulho!!!

Representação do mundo pela matemática






Jamais.jpg


"Jamais imaginei resolver uma situação

do dia-a-dia através de um conteúdo matemático.

A GENTE PENSA QUE SÓ

SERVE PARA FAZER EXERCÍCIOS E PROVAS NA ESCOLA.''




No dia 18/03 aconteceu a presencial desta interdisciplina.Como não estive presente,procurei ,junto aos colegas ,saber como transcorreu o trabalho e também ,obtive informações via Rooda.Acredito que o objetivo da interdisciplina está bem ilustrado acima.

Páscoa:tempo de renovação!!!


Á todos que visitarem meu blog,desejo uma Páscoa abençoada!!!