Sunday, March 30, 2008

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


Iniciei ontem,domingo, a leitura de Pedagogia da autonomia - Saberes necessárioa á Prática Educativa,finalizando o capítulo 1 que trata de pesquisa,criticidade,ética,estética,risco,aceitação do novo,reflexão crítica sobre a prática,reconhecimento da identidade cultural,além do respeito aos saberes dos alunos.
Há cada frase lida,vinha à lembrança um aluno meu,novo ou antigo,como se estivessem sido descritos pelo autor.
O mais recente ,é um menino de 12 anos,cujo comportamento sempre foi de agredir,insultar,não produzir e ainda ser um líder negativo em sua turma.Me foi relatado que está em nível inicial de alfabetização,mas é muito ágil na matemática.Em casa,a mãe já perdeu o controle sobre horários ou rotina:ele é dono do seu nariz!Confesso que tive receio ao ler seu nome em minha chamada.
Passados 25 dias do início das aulas,ainda não vi neste menino,o aluno que eu encontrava ,quase que diariamente,fora da sala de aula,nos setores,por não deixar a professora trabalhar com sua turma,em função de brigas e agressões.
Tenho comigo este ano,um aluno que faz questão de realizar as suas atividades e auxilia seus colegas por livre e espontânea vontade .Bom ressaltar que hoje faz parte de um grupo bem pequeno (11 alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem).
Tem planos para o futuro:fazer as provas de seleção do Colégio Militar!
Então,o que você acha disso? O que relatei aqui sobre este aluno tem relação com o conteúdo do Capítulo 1?
Deixe sua opinião registrada...estou curiosa!

8 comments:

Adriana Irigaray said...

Oí, Luciane lendo a tua postagem acredito ter haver sim, com o capítulo um, da Pedagogia da Autonomia. O professor dev ir de ao encontro do aluno, buscar estratégias para resgatâ-los. No final de semana, assisti mais uma vez o filme "Mentes Perigosas", uma liçaõ de vida para nos professores. O caminho, é este, rever nossos papéis, nossas postura enquanto educadores.
Bjs....

ROSAURA KARST said...
This comment has been removed by the author.
ROSAURA KARST said...

Oi
Luciene
O teu relato tem tudo haver com o capítulo I.
Pois tu teve a oportunidade de lidar com dois meninos diferentes, mas cada um com conhecimentos diferentes.

3:25 PM

biapedag.blogspot.com said...

Oi, querida! Bah...vou te dizer uma coisa: sinto muuuuuuuuita falta do caldeirão! Bem...estou tentando analisar a ótica da ...chaleira. rs Beijos. (distante mas presente)

Magali said...

Oi Luciene!Adorei teu convite!Como sempre tuas postagens são instigadoras.
Quanto ao assunto , acredito que algo muito especial ocorreu com este aluno ao iniciar o ano letivo. Não sei o que foi , mas tenho certeza que tiveste parte nisto.Pode ser apenas o olhar que tenhas dirigido a ele,isto já é estimular. Olhar como quem acredita que ele não é diferente , que ele é capaz. Talvez uma palavra que tenhas dito...isto certamente fez a diferença na auto estima deste menino, ao ponto dele acreditar em si mesmo. O resgate ao aluno não precisa ser incrivelmente espalhafatoso, às vezes é sutil . Os alunos são sempre muito inteligentes, percebem nas entrelinhas e , pra mim ,foi aí que demonstraste pra ele o quanto capaz ele é.
Um beijão!

Anice - Tutora PEAD said...

Oi, Luciene! Gostei mto de ler o registro positivo que deixaste neste aluno!
Respondendo a tua pergunta: Estou bem, mas correndo como sempre. Final de maio entrego meu trabalho final da pós. Saudade de todos vcs! Bjaooo!

DENISE RIBEIRO MARTINS said...

Oi luciane, sentimos a tua falta na presencial.Nos encontramos na próxima e obrigado pela lembrança, beijos.

biapedag.blogspot.com said...

Mosqueteira! Está na hora de "retomar o caldeirão"! Vou entrar em contato com as outras Mosqueteiras e cia!
Bjs.