Tuesday, April 29, 2008

Ciências-continuação

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare

Trabalho de Ciências




Eu já deveria ter postado as fotos desta atividade realizada com os alunos de minha turma -BP.Mas nunca é tarde!Eles gostaram muito de fazer,mas num primeiro momento,acharam estranho representar gráficamente sentimentos como a raiva,a saudade...

Tuesday, April 22, 2008

QUAL É O NOSSO PAPEL?








Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.

Mário Quintana

Monday, April 21, 2008

Falando em natureza....

" A maior dor do vento é não ser colorido."

Mário Quintana

Sunday, April 20, 2008

Viva!!!!Mais de 1000 acessos...contando os meus,é claro!!!!




Análise do vídeo...

ATIVIDADE 1: Assistir o vídeo BALANCE e responder às questões abaixo:

a) Escreva sobre a relação entre a ocupação do espaço pelos habitantes daquele universo e o equilíbrio do mesmo.

Não há como ocupar todo o espaço e conseguir o equilíbrio ao mesmo tempo. Eles tinham (as personagens) que optar pelo espaço desejado ou pelo equilíbrio. Mas pensando na natureza, no meio ambiente, há maneiras de se ocupar espaço e preservar o meio ambiente.No filme,se todos tivesse tido paciência e consciência do coletivo,poderiam juntos,escutar a música,muitas vezes.

b) Como ações individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema?

Neste caso (do filme),ou eles permaneciam unidos ou seria um desastre,como o foi.Um a um foram sendo jogados,quando um optou por pensar em si próprio.Acabou só e sem poder tocar a caixa,porque se o fizesse também morreria.

c)Relacione a proposta do filme com o DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL.

Tudo a ver um com o outro: exatamente por não haver uma ação conjunta, consciência coletiva, é que a natureza sofre e o filme mostra isto. Juntos podemos tudo, sozinhos....de que vale?

Música boa...só para descontrair!!!!


Wednesday, April 16, 2008

Gosto de ser gente porque....


"Gosto de ser gente porque,como tal,percebo afinal que a construção de minha presença no mundo,que não se faz no isolamento ,isenta da influência das forças sociais,que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social,cultural e historicamente,tem muito a ver comigo mesmo."
Paulo Freire

Tenho gostado de algumas coisas no livro Pedagogia da Autonomia ,mas em outros capítulos,pareço reler o que já escrito em algumas páginas anteriores.Mas este capítulo -ENSINAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTO-tem muito a ver com a profissional que me tornei ao longo do Pead.Melhorei bastante como profissional,mais do que pessoalmente.Também encontro no trecho acima,palavras lidas no texto DO ACASO À INTENÇÃO EM ESTUDOS SOCIAIS,onde fica claro que o planejamento de um professor deve ser aberto,em que os alunos participem da aprendizagem.E aqui misturo duas situações:eu professora crescendo e entendendo que minhas aulas precisam estar inseridas na realidade mesmo do aluno e o meu aluno que precisa ter espaço para trazer para dentro da sala de aula suas experiências de vida e a partir delas e com elas,tornar-se alguém que construa sua presença no mundo.

Matemática x Luciene


Nunca me dei muito bem em matemática .Gosto ,mas me enrosco...Esta interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática ,está mexendo muito comigo,não da maneira que eu queria,mas está mexendo.Gostaria de sentir a mesma satisfação de quando fizemos Literatura.Foi trabalhoso,mas prazeiroso ao mesmo tempo.Agora sinto frustração e não prazer.Não é pelo excesso de trabalho,mas pela dificuldade em atingir o objetivo desejado pela disciplina.
Em primeiro lugar,organizar grupos sem qualquer afinidade complicou bastante.Claro que quando iniciamos os trabalhos não o fizemos prontas para a insatisfação,para o conflito...Mas à medida que o tempo passa e vai se conhecendo as pessoas,algumas coisas mudam.Meu grupo,apesar das dificuldades,três das quatro integrantes conseguem trocar idéias e sobreviver ao caos que se instaurou neste processo de "criação matemática". Não temos os conflitos "lidos" em outros wikis. Vemos pela lista um infinidade de reclamações ,respostas conflituosas entre as pessoas e aí paro para pensar:afinidade não é importante?
Claro que é!Faz toda a diferença!O trabalho flui melhor,as pessoas conseguem acompanhar o ritmo umas das outras,há unidade...há uma produção mais rica....
Estive visitando o wiki de todos os grupos e posso perceber que os colegas não estão conseguindo comunicar-se e os "grupos",viraram duplas,trios...Quando acontece em apenas um,mas aqui aparece em todos a falta de sintonia.
É um desabafo,sim! Esta forma de trabalho não mexeu comigo da maneira que eu imaginava!
Além disso,fica a sensação de que tudo o que fiz até hoje em matemática está,digamos,incorreto ou incompleto.Acredito ser valioso discutir ,questionar ,crescer intelectualmente,mas será que isto gera frustração tão somente?

" GOSTO DE SER GENTE PORQUE,INACABADO,SEI QUE SOU UM SER CONDICIONADO,MAS,CONSCIENTE DO INACABAMENTO,SEI QUE POSSO IR MAIS ALÉM."
Paulo Freire