Monday, October 18, 2010

ANALISANDO EIXO V : APOSENTADORIA

Um dos melhores trabalhos que desenvolvemos em grupo, sem dúvida foi o trabalho sobre APOSENTADORIA. No wiki aberto para os devidos registros, postamos duas entrevistas que me marcaram demais. Uma com  a colega MARION que acabara de se aposentar e outra com a professora BEA que já desfrutava dela há mais tempo. Apesar de termos programado a coleta destes depoimentos,  a entrevista nada mais foi do que um bate papo bem informal. O mais interessante é que pude estabelecer uma comparação entre as duas e como se sentiam nesta posição de aposentadas  e a minha mãe que não aceitava e não aceita até hoje estar fora da sala de aula. Marion, naquela época começava a sentir o gosto de um belo descanso após anos de sala de aula. Euforia, ansiedade , expectativa por este momento tão esperado. Muitos planos de como usufruir dele.Bea já  fazia um relato das vantagens deste momento de vida usufruido há mais tempo que a colega Marion. As duas abordaram a questão da qualidade  de vida após anos de trabalho intenso. Minha mãe trazia a questão de sentir-se inútil e sem vontade nenhuma de diminuir o ritmo enlouquecedor que é a vida de uma professora. Este trabalho me proporcionou conhecer a ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA, da Prefeitura de Porto Alegre, que mantém um curso preparatório para os servidores que estão há 5 anos da aposentadoria,onde são abordados temas que os próprios servidores  sugerem para esclarecimentos de dúvidas relativas a este assunto:

- Planejamento profissional e pessoal
- Aspectos médicos e psicológicos
- Gestão de recursos financeiros e domésticos
- A dimensão familiar no momento da aposentadoria
- Partilhando experiências e contatos
- Relação com o corpo
- Discussão de filmes com temas relativos a esse momento de vida

Aposentardoria pode  ter significados diferentes, dependendo do momento de vida em que o aposentado se encontra.  Aposentadoria pode ser mudança ou acomodação, depende do ponto de vista de cada um! 


1 comment:

mauranunes.com said...

Sim, Lu! E o legal é que cada momento no curso, cada aprendizagem nos remete a um ganho, não somente profissional, quanto pessoal, a partir das reflexões que proporcionam. Bjs, Maura - tutora do SI