Sunday, October 17, 2010

RETOMANDO EIXO IV

Desde o início do curso ouvimos das professoras Bea e ìris a importância de mantermos o blog atualizado e com postagens consistentes, bem fundamentadas. Pois na busca por uma postagem que ilustrasse a análise do eixo IV, me  vi frente a nenhuma que realmente chamasse a minha atenção como um retrato deste período de estudos. Imediatamente lembrei das orientações que persistem até o dia de hoje, pois precisamos do blog para a finalização do curso. Minha busca seguiu até chegar a esta sobre o portfólio. Na verdade , pude constatar que não fiz uma análise sobre este trabalho que nos acompanha desde o primeiro semestre, mas apenas reproduzi uma  definição para ele e...nada mais. E agora? Como analisar um momento importante do eixo IV se não disponho de uma material criativo, bem fundamentado , que valha a pena ser retomado. Bem, como escreveu a tutora Maura " fazer do limão uma limonada". Minha análise volta-se para a falta de material para esta análise. Para  a falta de ouvidos àquela orientação que nos acompanha desde o princípio.Neste eixo inclusive , postei um texto de Rubem Alves chamado ESCUTATÓRIA, que versa justamente sobre isso: aprender a ouvir.  Pois eu postei o tal texto, li e reli, e mesmo assim....2 anos depois percebo que deveria tê-lo registrado não só por escrito. E aí alguns aspectos que considero importantes, já tentando linká-los ao espaço da sala de aula, ou melhor ao trabalho desenvolvido lá :

1- mesmo estando no IV eixo porque a orientação dada desde o  Eixo I   não foi seguida como deveria?
2- as atividades desenvolvidas neste eixo realmente foram significativas a ponto de merecerem uma postagem consistente e de destaque no blog?
3- porque imediatamente transpus para a sala de aula a situação que vivencio agora: falta de material criativo?

Basicamente minha prática entra em análise quando me refiro à criatividade e atividades  significativas. Quantas vezes o professor faz uma autoavaliação sobre esta ou aquela aula dada? A certeza de que se desenvolve um excelente trabalho porque se chega a um determinado nivel de excelência, já reconhecido no meio, pode paralisar nossa criatividade, nossa sede de saber e de aprender com nossos alunos. Pode ser que isto tenha acontecido com meus professores neste eixo ou comigo mesma, pelo desempenho que  vinha apresentando e sendo reconhecido desde o Eixo I.
Mesmo finalizando o curso e estando há 25 anos na sala de aula, sem saber quantos alunos exatamente já passaram por mim, me vejo percebendo, mais uma vez, a importância de  retomar, avaliar minha prática enquanto professora sempre e minha postura enquanto aluna. Valeu muito a retomada do Eixo IV!

No comments: