Sunday, November 07, 2010

EIXO VII: Arquiteturas pedagógicas

Sem dúvida conhecer, trabalhar e aplicar uma arquitetura pedagógica foi  meu grande desafio no Eixo VII. Mas depois de muitas tentativas, surgiu a idéia do trabalho sobre os mascotes das escolas onde eu e Bia Guterres trabalhamos. Mais uma vez as mosqueteiras estavam  trabalhando juntas  e  na escola da Katia não havia mascotes, então ela abordou com os alunos   a questão dos animais de estimação. A idéia foi que houvesse uma troca entre os alunos  e professoras das três escolas sobre o tema, utilizando a tecnologia como  instrumento. Então entre outras atividades , criamos o Blog dos 3 onde registramos o passo a passo desta arquitetura. Foi muito bacana, porque na minha escola, conseguimos conhecer a história de uma casalzinho que mora por lá há anos- XUXA e SZAFIR - através da supervisora da escola que os alimenta até hoje, com  a parceria de professores e funcionários.A história destes cães foi reescrita pelos alunos, depois de uma visita da supervisora em nossa turma e depois postada no blog dos 3 Também, com este trabalho conseguimos  a liberação da SMED para utilizarmos o SKYPE a fim dos alunos poderem conversar com as outras escolas.No Lucena Borges onde a Bia trabalha havia o BOB, cão adotado pela turma dela que apareceu por lá. Depois de um tempo , para tristeza dos alunos e professora , o BOB sumiu.Os alunos da Kátia postaram no blog,histórias que envolviam seus animais de estimação e puderam conhecer os mascotes das outras duas escolas envolvidas. Usar a tecnologia, contar com o entusiasmo e participação dos alunos, envolver outros profissionais das escolas e superar as dificuldades surgidas, foi o tempero para o sucesso desta receita de colaboração que aconteceu entre nós todos.Talvez este tenha sido o trabalho de maior integração desenvolvido ao longo do curso. Também através dele, foi possível mostrar aos alunos que uma boa aula não depende de um caderno cheio de exercícios escolhidos pela professora, sem a participação efetiva deles nesta construção.Nossas aulas foram na sala de informática, no pátio da escola, na sala de aula preparando a visita da supervisora, no refeitório fazendo um bolo para a visitante . Nosso caderno passou a ser o blog, o skype e o email. Foi uma delícia !!!!

1 comment:

mauranunes.com said...

Oi Lu! Isso que é integração, com certeza! É um belo exemplo de colaboração e aprendizagem coletiva. O ques só foi possível porque vocês estavam implicadas no trabalho, fazendo o melhor, com sempre, e procurando colocar em prática suas aprendizagens. Lindo trabalho!Bjs, Maura - tutora do SI