Sunday, November 21, 2010

EIXO VIII- ESTÁGIO

O EIXO VIII iniciou com o primeiro contato com nossa orientadora e as primeiras informações sobre o estágio. O início já foi bem complicado, porque tivemos problemas de ordem burocrática entre a universidade e no meu caso, a secretaria municipal de educação , para a definição do campo de estágio (a turma). Em função dos prazos e mesmo antes da definição "optei" por  realizar minha prática , à noite com uma turma de EJA, totalidade inicial. A primeira idéia era fazer na minha própria turma, mas a questão burocrática a que me referi anteriormente demorou tanto a ser resolvida, que quando o parecer foi positivo para o trabalho com minha turma, tudo já estava definido pra a turma de EJA. Um universo totalmente desconhecido para mim , assim como a orientadora. Pavor total. Para minha alegria, a professora referência da turma em questão já conhecia meu trabalho e três alunas do grupo eram mães de ex-alunos meus, o que sem dúvida, contribuiu para que o grupo aceitasse minha presença. Aos poucos, fui ficando apaixonada, encantada com aquelas pessoas (adultos entre 27 e 60 anos) que depositavam em mim uma expectativa de trabalho positivo, que os valorizassem e principalmente que não tirasse deles a professora referência. Vínculo afetivo + confiança  foi a chave para o sucesso de nossa relação. Com o passar do tempo também a minha desconfiança em relação a ser avaliada por alguém que não me conhecia foi acabando. Minha orientadora, além de respeitar  minha caminhada como professora e como aluna do PEAD, contribuiu de forma rica com o desenvolvimento do meu estágio. O que  incialmente foi assustador passou a ser prazeroso.Trabalhar com adultos que buscam resgatar na escola  anos de exclusão social, têm sonhos, objetivos e muita dificuldade na aprendizagem.Vivi momentos maravilhosos com este grupo: desde as dificuldades de  aceitarem um registro fotográfico das atividades realizadas por eles até chegarmos no pedido para  aprenderem a utilizar recursos tecnológicos  (fotos digitais, slides,filmagens) para qualificar o trabalho que desenvolveram no final do estágio,abordando suas profissões.Um momento muito marcante prá mim, foi no último dia de estágio ter escutado o seguinte de uma aluna (E.50 anos):"Professora tô muito feliz hoje,porque fui numa loja comprar umas coisas que precisava para minhas costuras.Fiz uma lista,entreguei prá vendedora e eloa entendeu tudo o que eu escrevi.Ai meu coração chegou a disparar!". Preciso escrever mais,depois de um relato desses?


                                                          

1 comment:

mauranunes.com said...

Lu, que gratificante!! Só por isso (ou melhor, por tudo isso), já ganhaste o semestre! Bem, o que fica evidente é que um bom vínculo, confiança, respeito e afeto (tua relação com alunos, com tua orientadora...), são fundamentais para aprendizagem, para um trabalho com sucesso. Bjs, Maura - tutora do SI