Sunday, September 26, 2010

Dentro da retrospectiva que estou fazendo e por isso, revendo as postagens dos três primeiros eixos do curso, encontrei esta que ilustra um dos momentos mais difíceis do curso, onde por vários motivos eu não estava conseguindo dar conta de tudo o que estava sendo exigido. Dentro da relação honesta que se criou entre mim e as professoras Íris e Bea,  relatei à elas o momento pelo qual eu estava passando. Na época também contei com o apoio das mosqueteiras (aliás devo uma postagem sobre elas)para superar as dificuldades. Obtive uma resposta que veio recheada de apoio, carinho e compreensão por parte das professoras. lembro que neste mesmo eixo eu havia feito uma outra postagem com o título QUALIDADE X QUANTIDADE onde questionava a quantidade de tarefas de uma determinada interdisciplina em detrimento das outras. Neste momento dificil pude perceber que para estas professoras a qualidade vinha em primeiro lugar  e por isso entenderam que era o momento de me ver como alguém que estava precisando de socorro e não de cobrança. Retomei minhas atividades e entrei no trilho novamente. Em função disso , fiz a postagem acma que tem uma frase que diz muito: " Precisa-se de pessoas que enxerguem as árvores mas também prestem atenção  na magia da floresta...que tenham percepção do todo e da parte."

Saturday, September 25, 2010

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Sem dúvida nenhuma, a preparação da atividade de Contação de Histórias, realizada  no terceiro semestre, foi a mais parazeirosa. nosso grupo - As mosqueteiras -  e  agregados se reuniram várias vezes e em diversos locais para ensaiar e preparar a história do Grúfalo. Nosso último encontro foi na casa da minha mãe que acabou tornando-se o QG do grupo para outros trabalhos também. Apesar de ser um curso á distãncia, tínhamos a necessidade de encontros presenciais para  as combinações a caertos necessários acerca de nossos trabalhos coletivos. Também aproveitávamos para confraternizar nestes momentos. Com a contação de histórias envolvvemos nossos familiares, seja nos ensaios, na preparação do material, cenários...e foi muito bacana perceber que esta rede familiar se formava a partir do curso . Cada apessoa que se agregava ao grupo, trazia sua contribuição: assim tivemos minha mãe que cedia a casa, o marido da Bia  Guterres ( Lu) que dava o suporte relacionado à informática, a filha da Lu Betat  ( Carol) que nos ajudava na confecção dos materiais e nos ensaios, entre outros. realizamos este trabalho com prazer e alegria. O r4esultado foi uma apresentação perfeita!

Sunday, September 19, 2010

Seguindo a retrospectiva...WIKISTÓRIAS

 Esta atividade tinha por objetivo integrar os pólos do PEAD. Na medida em que  se desenvolvia, a integração pretendida dava lugar à uma análise crítica do planejamento desta atividade. O que parecia muito diferente e prazeiroso inicialmente,tornou-se algo estressante e entendiante. Não se conseguia acessar os espaços virtuais quando outros colegas os estavam editando,então, o que era para ser interativo,integrador tornou-se individual. Eu cito nesta postagem , um dos espaços que mais me chamou a atenção, e minha empolgação inicial, mas as dificuldades técnológicas prejudicaram o avanço postivo do trabalho, desistimulando grande parte dos alunos. A análise em questão nos ver ver que o planejamento de um professor, em qualquer instância, precisa ser muito flexível e que algumas idéias que temos, são maravilhosas em nossa imaginação ,mas que colocar em prática, pode vir a ser um processo complicado e mais,é preciso exprimentar antes de se levar aos alunos, porque pode falhar, como esta falhou . O professor tem algumas opções: um plano B, para substituir a tarefa antes que o grupo se desistimule ou trazer para o grupo a aalise da questão e junto com os alunos encontrar uma solução. Neste caso específico nenhuma das alternativas foi utilizada. Uma pena...

Wednesday, September 08, 2010

RETROSPECTIVA " MEU BLOG E EU"- O início


Quando comecei a pensar nesta postagem fui buscar o início do blog , como deve ser, e me surpreendi com o que estava lá ,guardado e nunca mais visto. Desde como mudei fisicamente até como me apropriei dos espaços virtuais e ao longo desta caminhada, medo, estress, desespero e uma sensação de que não conseguiria. Amizades foram sendo consolidadas, outras desfeitas, o socorro sempre imediato das colegas  que viraram amigas e das colegas que continuam colegas. Os gifs...nossa eu amei colocar o primeiro gif, mas isto é assunto para outra postagem!
Escolhi esta que está acima -DEU UM MEDINHO- porque ilustra o primeiro receio de voar sozinha. Era dia 6 de setembro de 2006 quando fiz esta postagem. Há 4 anos atrás não imaginava como  voar sozinha, sem contar com as "asas" da Bea, Ìris e Vanessa. Lembro de como eu admirava a Vanessa pois ela sabia como utilizar todos os recursos tecnológicos e eu pensava que nunca chegaria lá! Desespero total quando fizemos o blog, ouvimos a palavra wiki pela primeira vez...pavor! Como fazer e dar conta de tudo isso? Dei risada de algumas coisas que escrevi ou do como  construí esta e aquela postagem, mas ao mesmo me deu um orgulho grande de perceber que avancei na aprendizagem, na apropriação da tecnologia, na qualificação da minha prática e na busca de material para  complementar o sugerido pelos professores. Agora estou sentindo um "medão" porque o TCC é a finalização desta caminhada e precisa comprovar o que aqui relatei.