Sunday, November 21, 2010

EIXO VIII- ESTÁGIO

O EIXO VIII iniciou com o primeiro contato com nossa orientadora e as primeiras informações sobre o estágio. O início já foi bem complicado, porque tivemos problemas de ordem burocrática entre a universidade e no meu caso, a secretaria municipal de educação , para a definição do campo de estágio (a turma). Em função dos prazos e mesmo antes da definição "optei" por  realizar minha prática , à noite com uma turma de EJA, totalidade inicial. A primeira idéia era fazer na minha própria turma, mas a questão burocrática a que me referi anteriormente demorou tanto a ser resolvida, que quando o parecer foi positivo para o trabalho com minha turma, tudo já estava definido pra a turma de EJA. Um universo totalmente desconhecido para mim , assim como a orientadora. Pavor total. Para minha alegria, a professora referência da turma em questão já conhecia meu trabalho e três alunas do grupo eram mães de ex-alunos meus, o que sem dúvida, contribuiu para que o grupo aceitasse minha presença. Aos poucos, fui ficando apaixonada, encantada com aquelas pessoas (adultos entre 27 e 60 anos) que depositavam em mim uma expectativa de trabalho positivo, que os valorizassem e principalmente que não tirasse deles a professora referência. Vínculo afetivo + confiança  foi a chave para o sucesso de nossa relação. Com o passar do tempo também a minha desconfiança em relação a ser avaliada por alguém que não me conhecia foi acabando. Minha orientadora, além de respeitar  minha caminhada como professora e como aluna do PEAD, contribuiu de forma rica com o desenvolvimento do meu estágio. O que  incialmente foi assustador passou a ser prazeroso.Trabalhar com adultos que buscam resgatar na escola  anos de exclusão social, têm sonhos, objetivos e muita dificuldade na aprendizagem.Vivi momentos maravilhosos com este grupo: desde as dificuldades de  aceitarem um registro fotográfico das atividades realizadas por eles até chegarmos no pedido para  aprenderem a utilizar recursos tecnológicos  (fotos digitais, slides,filmagens) para qualificar o trabalho que desenvolveram no final do estágio,abordando suas profissões.Um momento muito marcante prá mim, foi no último dia de estágio ter escutado o seguinte de uma aluna (E.50 anos):"Professora tô muito feliz hoje,porque fui numa loja comprar umas coisas que precisava para minhas costuras.Fiz uma lista,entreguei prá vendedora e eloa entendeu tudo o que eu escrevi.Ai meu coração chegou a disparar!". Preciso escrever mais,depois de um relato desses?


                                                          

Sunday, November 07, 2010

EIXO VII: Arquiteturas pedagógicas

Sem dúvida conhecer, trabalhar e aplicar uma arquitetura pedagógica foi  meu grande desafio no Eixo VII. Mas depois de muitas tentativas, surgiu a idéia do trabalho sobre os mascotes das escolas onde eu e Bia Guterres trabalhamos. Mais uma vez as mosqueteiras estavam  trabalhando juntas  e  na escola da Katia não havia mascotes, então ela abordou com os alunos   a questão dos animais de estimação. A idéia foi que houvesse uma troca entre os alunos  e professoras das três escolas sobre o tema, utilizando a tecnologia como  instrumento. Então entre outras atividades , criamos o Blog dos 3 onde registramos o passo a passo desta arquitetura. Foi muito bacana, porque na minha escola, conseguimos conhecer a história de uma casalzinho que mora por lá há anos- XUXA e SZAFIR - através da supervisora da escola que os alimenta até hoje, com  a parceria de professores e funcionários.A história destes cães foi reescrita pelos alunos, depois de uma visita da supervisora em nossa turma e depois postada no blog dos 3 Também, com este trabalho conseguimos  a liberação da SMED para utilizarmos o SKYPE a fim dos alunos poderem conversar com as outras escolas.No Lucena Borges onde a Bia trabalha havia o BOB, cão adotado pela turma dela que apareceu por lá. Depois de um tempo , para tristeza dos alunos e professora , o BOB sumiu.Os alunos da Kátia postaram no blog,histórias que envolviam seus animais de estimação e puderam conhecer os mascotes das outras duas escolas envolvidas. Usar a tecnologia, contar com o entusiasmo e participação dos alunos, envolver outros profissionais das escolas e superar as dificuldades surgidas, foi o tempero para o sucesso desta receita de colaboração que aconteceu entre nós todos.Talvez este tenha sido o trabalho de maior integração desenvolvido ao longo do curso. Também através dele, foi possível mostrar aos alunos que uma boa aula não depende de um caderno cheio de exercícios escolhidos pela professora, sem a participação efetiva deles nesta construção.Nossas aulas foram na sala de informática, no pátio da escola, na sala de aula preparando a visita da supervisora, no refeitório fazendo um bolo para a visitante . Nosso caderno passou a ser o blog, o skype e o email. Foi uma delícia !!!!