Saturday, May 12, 2007

Atualíssimo!!!

Poema de Rui Barbosa




Sinto vergonha de mim
por sido educador
de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade,
e por ver este povo já chamado varonil.
Sinto vergonha demim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência de sensatez
no julgmento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação com
o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade "
em caminhos tão eivados de desrespeito
para com seu próximo.
Tenho vergonha de mim
pela passividade de ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e pela vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
e tantos floreios para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância em esquecer
a antiga posição de "contestar",
voltar atrás e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim,
pois faço parte de um povo
que não reconheço
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

9 comments:

Kátia Diehl. said...

Oi Lú ! Tens razão além de lindo este poema é muito atual ! Na quarta-feira estava morrendo de dor de cabeça ... tive uma crise de Sinusite, estava frio e chovendo a crise só iria piorar se eu fosse na presencial e também o meu trabalho não iria render nada com aquela dor em cima do olho direito. Vamos falar pelo Skype hoje ??!!??
Beijos !

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Luciene!!!
Como está o andamento das atividades? Se precisar lembra do polo e das tutoras que estão aguardando teu chamado!!!
UM beijaum,
Vanessa

Kátia Diehl. said...

Oi Lú ! Obrigada pela visita ao meu blog !!! Muita alegria, carinho e amor ... nos dias das mães e em todos os outros dias do ano também !!! Beijos no coração !!!!

Izolete said...

Oi Lu, Adorei tua visita no meu blog. Voltes mais vezes.Serás sempre bem vinda! Tenhas uma ótima semana!
Bjão.

Ana Paula said...

Oi Lu! é isso aí, vamos a luta.
Um bom começo de semana para ti, também.
Até quarta-feira!
Beijos,
Ana Paula Cardoso

Unknown said...

Oi Luciene, obrigada pelo carinho! É muito bom saber que posso contar contigo! Um grande abraço! Joci

Ivana said...

Olá Luciene, obrigada pela visita no meu blog e também te desejo uma semana maravilhosa!
Beijos, Ivana.

Eliana Ventorini said...

Oi, Luciene!
Muito atual o poema! Pois quantas vezes fazemos essa mesma constatação do poeta, quando vemos as coisas "enveredando por caminhos que não queremos percorrer"...
Acho que nosso trabalho encontra justamente aí uma grande razão de ser!

Um ótima semana pra ti também!
Obrigada por responder lá na nossa lista de discussão! E obrigada pelo apoio que tens dado a tua afilhada!
Um forte abraço,
Eliana (tutora/sede/SI-1)

Solange Molina Sentinger said...

Oi, Luciene!

Tenha uma ótima semana também e obrigada pela visita!
Nos encontramos amanhã?
Até lá.
Beijos, Solange.