Sunday, April 26, 2009

Indução ou não?Eis a questão!!!


Sinto-me incomodada com questão proposta pela interdisciplina Questões étnicos-raciais,que solicita uma entrevista com 4 alunos negros ,na escola em que trabalho,para saber como sentem-se naquele ambiente.Tenho questionado com a professora a minha leitura desta atividade,porque me parece uma indução.Questionei porque não foi solicitada entrevista com alunos brancos.



"...nossos currículos são eurocêntricos,nossos
livros didáticos também são.Nossa formação é européia e nossas raízes africana e indígena está na cultura popular que vem sendo rejeitada pela academia desde sempre.A história,sob o ponto de vista do negro e do índio,é bem diferente e a escola,como laboratório de conhecimento,tem de ser mais competente,pesquisando o aluno que ela contém. "



Pesquisar o aluno que tem em nossa escola?Concordo,mas temos que pesquisar todos nossos alunos e não só os alunos negros,como a atividade propõe.Este desconforto eu sinto por achar que a tarefa quer ,nas entrelinhas,buscar uma situação de racismo na escola.Também penso que outras raças ficam a parte do trabalho que vem sendo desenvolvido.E não aceitarei que me digam que estou com esta postura porque não tenho competência para trabalhar estas questões com meus alunos,porque tenho formação baseada num currículo europeu...Não concordo em induzir meu aluno a pensar que ele é discriminado por conta da cor.Independente da cor,são discriminados porque moram numa vila violenta da capital gaúcha,porque são pobres.E os outros alunos não serão discriminados também por não serem consultados?

Me incomoda perceber que um trabalho precisa ter a "cara " do professor e não do aluno.Infelizmente este não terá a "cara" de ninguém,porque se tiver a minha,não irá de encontro ao que espera a interdisciplina e se tiver a da interdisciplina,não irá de encontro ao que julgo ser o mais correto com meus alunos.Ainda não sei como solucionar este impassse,apesar de constantes trocas com professores e colegas.


Todo homem é bom

Sim,todo homem é bom

todo humano é bom

toda a face,o olhar ,a matiz

sendo ele o que for

forte,fraco,tristonho ou feliz

Todos os pobres,os livres,os nobres

os feios,os belos também

Todos os desesperados,os esperançosos

Os néscios,os sábios ou não

Todos por certo são bons.


Toda essência tem o dom de amar


Todo humano é bom

Aquele que chora e o que vive também


O que separa o erro de quem fez errado

E enxerga ,em verdade o que é bom.




4 comments:

biapedag.blogspot.com said...
This comment has been removed by the author.
biapedag.blogspot.com said...
This comment has been removed by the author.
biapedag.blogspot.com said...

Oi, Lu! Concordo contigo, bem o sabes. Mas olha que maravilha! A professora da disciplina retornou o teu e-mail??? Eu não tive a mesma sorte... Bem... Por conta de outra disciplina, ainda não escrevi o desejo no blog. Mas,meus dedinhos estão coçando. Logo... Bjs.

biapedag.blogspot.com said...

ops... "não escrevi o QUE desejo..." rs Meu teclado está com problemas. (e a digitadora, tbm!eheheh)