Tuesday, October 24, 2006

A LEITORA

Li este texto no encarte infantil da FOLHA DE SÃO PAULO e achei bacana,por isso estou deixando aqui prá quem quiser ler.Depois da sua visita,deixe um recadinho no meu mural de recados.Obrigada!!!
Senti quando os dedinhos da menina passaram pelo livro.Percebi quando chegaram até o final da prateleira.Pararam por um momento,pensativos.Tamborilaram sobre um dicionário.Então voltaram,alegres,até chegarem novamente ao livro em que eu morava.Com um puxão decidido,eu e meus companheiros fomos retirados da prateleira.
-Quer ver este livro?- perguntou uma voz conhecida.
A bibliotecária!Há quanto tempo não ouvia a sua voz?!Queria acenar para ela para dizer um "oi".Mas eu era apenas o narrador do livro que a menina estava segurando.Nada podia fazer.
-Quero sim! _ respondeu a menina. _Achei a capa bonita!
Sim,menina,nossa capa é realmente linda!Está um pouco desbotada,mas ,ainda assim ,é bonita.Ganhou prêmio de melhor capa há...Há quanto tempo mesmo?
_ Mas ele está tão velho! -exclamou a bibliotecária. _ Há anos ninguém o lê.Tem certeza?Quer mesmo tomá-lo emprestado?
Ora ,o que esta mulher está pensando?Pela primeira vez,em muitos anos,alguém quer ler nossa história.E ela desencorajando a leitora!Por sorte a menina tem personalidade.não se importou com a opinião alheia...
Com um suspiro ,a bibliotecária abriu o livro pela contra capa.Tirou uma ficha ,anotou o nome da menina e a data.Então. entregou-o na mão dela.
Que felicidade!Mais uma vez,depois de muito tempo,alguém vai conhecer as peripécias do príncipe Sapristo para conseguir a mão da princesa Priliana.Por exemplo,a luta com o dragão!Ah,esta era a minha passagem favorita no livro!Eu adorava narrá-la!Como era mesmo?
"Então o príncipe Sapristo ergueu a poderosa espada Escalibúrnia contra o terrível dragão das Sete Asas..."
Poxa!Mal posso esperar para contar esta história de novo!Mas,antes,preciso conferir se está tudo no lugar e se os personagens estão prontos para entrarem em cena.Há muito o que fazer antes de um leitor abrir um livro!
Gláucia Lewicki e Janaína Tokitaka

3 comments:

Malucosta said...

Oi Luciane! Teu blog esta belíssimo! Obrigada pela sugestão e ajuda. Beijos.

biapedag.blogspot.com said...

Luciene! que espaço gostoso de ficar, é o teu blog! Hoje , depois da reunião ligo para ti. Agora estou correndo. Passei pra dar um beijo. Beijo!!!! bia

Mário Augusto said...

Olá Luciene! Que legal o texto da folha. É muito legal quando a gente percebe, assim como o narrador do livro percebeu, que uma criança está se interessando por um livro. Mas também é muito frustrante ver uma bibliotecária selecionar um livro pela idade ou pela capa e não pelo seu conteúdo.
As nossas crianças estão carentes dos velhos contos de fadas. As meninas, hoje em dia não vivem a emoção de ouvir uma história bem contada, não exercitam sua imaginação, não sabem o que é um príncipe encantado.Penso que daí resulta muitos dos casos da gravidez na adolscência. Antes havia toda aquela coisa da menina encontrar seu prícipe encantado para casar. Hoje é com qualquer um, depois os avós é que vão cuidar desses netos. Infelizmente as escolas, de modo geral não incentivam esse tipo de literatura.
Teu blog está muito legal. Parabéns!