Sunday, October 08, 2006

SEGUNDA SEMANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE 4

1)Qua a poisção de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Ele diz que a definição de Mill engloba muitos fatos.As ações que os homens exercem una sobre os outros sendo de uma mesma geração,diferem do adulto sobre uma criança.Educação é a ação que indivíduos de gerações diferentes exercem uns sobre os outros.

2)Qual as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
a-definição utilitária
b-homens de pensamento/ação=ruptura de equilíbrio
PONTO FRACO:partem da idéia de que há uma educação ideal,perfeita,apropriada a todos os homens,indistintivamente(educação universal).

3)O que é preciso de acordo com Durkheim,para definir educação?
É necessário considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido e destacar as características comuns à eles,pois estas é que definirão a educação.

4)De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade e fazer do homem certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual,quanto físico e moral?
Um conjunto de idéias sobre nossas faculdades,direitos,deveres,sociedade e indivíduo,progresso,ciência,etc...são a base do espírito nacional.Toda e qualquer educação que prepara para as funções industriais ou carreiras liberais,têm por objeto fixar a consciência dos educandos,o que diferencia são os meios que a sociedade utiliza para isto.


5)Segundo o autor,que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar á criança?
Segundo o autor,um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável eque o grupo social particular considera indispensável também.

6)A partir da definição :"A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL;TEM POR OBJETIVO SUSCITAR E DESENVOLVER, NA CRIANÇA, CERTO NÚMERO DE ESTADOS FÍSICOS,INTELECTUAIS E MORAIS,RECLAMADOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO E PELO MEIO ESPECIAL A QUE A CRIANÇA PARTICULARMENTE,SE DESTINE."O QUE CONCLUI DURKHEIM?EXPLIQUE.
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações,ou seja,em cada um de nós existe dois seres.um que se relaciona consigo mesmo (ser individual) e outro que é um sistema de idéias,hábitos e sentimentos,que exprimim em nós o grupo ou grupos diferentes dos quais fazemos parte (ser social).Constituir o ser social em cada um de nós,é o fim da educação.

7)Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Ele diz que a sociedade se encontra a cada nova geração,como uma tábula rasa,sobre a qual é preciso construir quase tudo de novo e que o indivíduo não veio a conhecer a sede do saber senão enquanto a sociedade sentiu que seria necessário fazê-lo,ou seja,indivíduo e sociedade juntos se completam.

1 comment:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Luciene! Estaremos todas juntas na formatura. Irene, Lu, tua mãe, marido, filhos...pensar nisso acalma e reconforta. Tenha uma boa noite e sonhe com os anjos que decifram o pbwiki. eh, eh, eh...
Beijos da Bia

PS: Já sabes o que aconteceu, lá na escola? Se não sabes, só imagina...(depois te conto.)