Monday, October 23, 2006

OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE - A
NOME DA ALUNA:LUCIENE BORBA SOBOTYK
PÓLO ALVORADA
ECS 5 - WEBER I

ANÁLISE DO TEXTO:OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Num primeiro momento,devo dizer que achei este texto bastante complexo,tanto que tive que ler três vezes.Veremos a seguir se realmente consegui entendê-lo.
Weber escreve que a dominação pode fundar-se vários motivos,tais como:interesses,costume (hábito) ou no puro afeto.
Destaca que existe 3 tipos de dominação:
*LEGAL: seu tipo mais puro é a dominação burocrática,onde qualquer direito poderá ser modificado mediante um estatuto.existe uma eleição para definir a associação dominante ,o quadro administrativo é formado por funcionários de formação profissional,com um contrato e salário fixo, de acordo com a hierarquia do cargo.seu ideal é proceder sem influência de sentimentos ,de modo estritamente formal.A base do funcionamneto técnico é a disciplina do serviço.
Exemplos:Estado,Muncípio e empresa privada.
*TRADICIONAL:seu tipo mais puro é o patriarcal,sendo que aquele que dá ordens é o senhor e os que obedecem são os súditos,enquanto que o quadro administrativo é formado por servidores.Obedece-se em função da fidelidade.O conteúdo das ordens está fixado pela tradição,sendo impossível criar novo direito diantes destas normas.Dominam as relações não o dever ou a disciplina ligados ao cargo,mas a fidelidade pessoal do servidor.
CARISMÁTICA:o tipo que manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades ,ou enquanto tiver carisma.Falta aqui o conceito de competência.Não está presa à tradição.A autoridade basea-se na crença,a fé e o reconhecimento são considerados um dever,cuja degligência ,castiga.Tem caráter autoritário e dominador.

Podemos relacionar cada tipo com situações do dia-a dia,tais como:

- a Escola se encaixa no primeiro exemplo:somos funcionários,precisamos de formação profissional para exercer cargos dentro dela e para ascenção profissional.

-o segundo tipo pode ser exemplificado pelas relações familiares.

-o terceiro tipo exemplifica-se com nossos caminhos religiosos,nossos ídolos de televisão,música,políticos...

Nas relações entre dominantes e dominados,a dominação costuma apoiar-se em bases jurídicas,nas quais se funda a legitimidade e o abalo dessa crença costuma acarretar consequências de grande alcance.

No comments: