"A VIDA É UMA CONQUISTA DIÁRIA!"
Saturday, October 28, 2006
Minha caminhada até aqui!!!
"A VIDA É UMA CONQUISTA DIÁRIA!"
Tuesday, October 24, 2006
A LEITORA
Monday, October 23, 2006
MINHA IMAGEM
VISITANDO OS BLOGS DOS COLEGAS...
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE-A
ECS 4
LUCIENE BORBA SOBOTYK
Após visitar alguns blogs,tive surpresas muito legais.Conheci mais detalhadamente o blog da Kátia Diehl e achei fantástico.Ela utiliza todos os recursos possíveis para deixá-lo mais atraente.Não encontrei ainda a atividade sobre Weber para poder comentar,de qualquer forma valeu avisita.
O blog da Marlene foi uma grande surpresa,porque através da análise dela sobre o texto do Weber pude compreender melhor a mensagem do autor,apesar de já ter feito e postado meu trabalho antes de visitá-la.Me ajudou bastante.
Também visitei minha mais nova grande amiga (e amiga de Irene) Bia Gutierrez que é uma poetisa.Seus textos nos levam a imaginar o cenário daqueles relatos,mas ainda
não havia a análise do texto quando a visitei.
Malu Costa está um pouco assustada com a falta de tempo e com o cansaço,porém suas atividades estão muito bem feitas ,valendo todo seu esforço nas madrugadas.
Entro regularmente nos blogs da Gabriela,InêsCristina,Aline e Chaine,pois acabamos descobrindo afinidades e nos tornando mais do que colegas,digamos assim,colegas coloridas,quase amigas do peito.Mas chegaremos lá até o final do curso.
OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE - A
NOME DA ALUNA:LUCIENE BORBA SOBOTYK
PÓLO ALVORADA
ECS 5 - WEBER I
ANÁLISE DO TEXTO:OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Podemos relacionar cada tipo com situações do dia-a dia,tais como:
- a Escola se encaixa no primeiro exemplo:somos funcionários,precisamos de formação profissional para exercer cargos dentro dela e para ascenção profissional.
-o segundo tipo pode ser exemplificado pelas relações familiares.
-o terceiro tipo exemplifica-se com nossos caminhos religiosos,nossos ídolos de televisão,música,políticos...
Nas relações entre dominantes e dominados,a dominação costuma apoiar-se em bases jurídicas,nas quais se funda a legitimidade e o abalo dessa crença costuma acarretar consequências de grande alcance.
Friday, October 20, 2006
ELE MERECE DESCANSAR!!!!!
Monday, October 16, 2006
SEGUINDO PEGADAS...DESCOBRINDO CAMINHOS
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE
ECS 2
Sunday, October 15, 2006
Análise dos Blogs Educacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-A
LUCIENE BORBA SOBOTYK
De acordo com a solicitação feita para esta atividade,entrei em todos os blogs sugeridos,mas gostei especialmente de dois:INFOED e PROJETO ZAPTLOGS.
O INFOED você acessa pelo endereço http://www.infoed.zip.net/ .Lá está o trabalho da professora Margô- WEBLOGS NA EDUCAÇÃO-BLOGANDO NOVOS ESPAÇOS DE AUTORIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA- econtra-se também ,os blogs construídos pelos alunos,o passo-a-passo para quem deseja construir seu blog e material de apoio.Li ,inclusive: SETE MOTIVOS PARA O PROFESSOR CRIAR UM BLOG, WEBLOGS NA EDUCAÇÃO, O QUE APREBDER BLOGANDO e ainda várias a atenção ,por seu conteúdo:DROGAS,TÔ FORA/LIXO QUÍMICO,ORGÂNICO E INDUSTRIAL, sendo que neste último achei um site (lixourbano.zip.net) e muitas questões para serem comentadas ,sobre o assunto.Entrei em dois blogs que me chamaram a atenção,pois traz assuntos com os quais estou trabalhando na escola (Meio Ambiente).Outro site que gostei foi http://www.caranguejo.com.br que tem como objetivo divulgar um trabalho lúdico sobre educação ambiental,realizado em escolas e comunidades de Santa Catarina.
Outro blog visitado foi o ZAPTLOG ,no endereço http://paginas.terra.com.br/educação/Gutierrez/blogs.zapt/, que é um projeto
de pesquisa vinculado ao PROJETO ZAPT TRAMSE/UFRGS e tem como objetivo,formar uma comunidade de pesquisadores,sobre o uso das tecnologias por educadores,de forma crítica e autônoma.Aqui encontrei vários blogs dos professores deste projetos, vários projetos a serem discutidos,pontos a serem debatidos,que considerei importantes,tais como:
*o que é projeto?
*qual a diferença entre ensino por projetos e aprendizagem através de projetos/
*qual o papel do aluno e do professor?
Concluo que a proposta destes BLOGS é estabelecer uma rede de troca de conhecimento,onde professor e aluno tornam-se parceiros da aprendizagem.
Wednesday, October 11, 2006
REDE IMPRESCINDÍVEL
Bom trabalho à todos nós!!!!
?
Sunday, October 08, 2006
SEGUNDA SEMANA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE 4
1)Qua a poisção de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele diz que a definição de Mill engloba muitos fatos.As ações que os homens exercem una sobre os outros sendo de uma mesma geração,diferem do adulto sobre uma criança.Educação é a ação que indivíduos de gerações diferentes exercem uns sobre os outros.
2)Qual as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
a-definição utilitária
b-homens de pensamento/ação=ruptura de equilíbrio
PONTO FRACO:partem da idéia de que há uma educação ideal,perfeita,apropriada a todos os homens,indistintivamente(educação universal).
3)O que é preciso de acordo com Durkheim,para definir educação?
É necessário considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido e destacar as características comuns à eles,pois estas é que definirão a educação.
4)De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade e fazer do homem certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual,quanto físico e moral?
Um conjunto de idéias sobre nossas faculdades,direitos,deveres,sociedade e indivíduo,progresso,ciência,etc...são a base do espírito nacional.Toda e qualquer educação que prepara para as funções industriais ou carreiras liberais,têm por objeto fixar a consciência dos educandos,o que diferencia são os meios que a sociedade utiliza para isto.
5)Segundo o autor,que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar á criança?
Segundo o autor,um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável eque o grupo social particular considera indispensável também.
6)A partir da definição :"A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL;TEM POR OBJETIVO SUSCITAR E DESENVOLVER, NA CRIANÇA, CERTO NÚMERO DE ESTADOS FÍSICOS,INTELECTUAIS E MORAIS,RECLAMADOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO E PELO MEIO ESPECIAL A QUE A CRIANÇA PARTICULARMENTE,SE DESTINE."O QUE CONCLUI DURKHEIM?EXPLIQUE.
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações,ou seja,em cada um de nós existe dois seres.um que se relaciona consigo mesmo (ser individual) e outro que é um sistema de idéias,hábitos e sentimentos,que exprimim em nós o grupo ou grupos diferentes dos quais fazemos parte (ser social).Constituir o ser social em cada um de nós,é o fim da educação.
7)Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ele diz que a sociedade se encontra a cada nova geração,como uma tábula rasa,sobre a qual é preciso construir quase tudo de novo e que o indivíduo não veio a conhecer a sede do saber senão enquanto a sociedade sentiu que seria necessário fazê-lo,ou seja,indivíduo e sociedade juntos se completam.