Saturday, October 28, 2006

Minha caminhada até aqui!!!

Ontem à noite estive no pólo para a aula presencial ,que na verdade foi um momento de conversa muito importante e não propriamente uma aula.Conseguimos esclarecer muitas dúvidas ,assim como a professora e as tutoras.E o mais importante,foi perceber que consegui avançar muito desde o primeiro encontro.Tive momentos de desespero,desorganização,cansaço...mas agora vejo queas coisas já se colocam no lugar certo.Claro que a caminhada é longa,mas sinto-me feliz com o que consegui realizar até aqui.Mexi com minha família,sua rotina ,muitas vezes não atendo meus filhos como deveria e minha casa está deixando a desejar,mas não pretendo sair do rumo.Aos poucos todos (eu,família) estamos nos acomodando e conseguindo ocupar nosso espaço e ajudar um ao outro.Nada fácil este processo,mas conseguirei,ou melhor todos nós conseguiremos,mesmo que em alguns momentos isto pareça impossível.
"A VIDA É UMA CONQUISTA DIÁRIA!"

Tuesday, October 24, 2006

A LEITORA

Li este texto no encarte infantil da FOLHA DE SÃO PAULO e achei bacana,por isso estou deixando aqui prá quem quiser ler.Depois da sua visita,deixe um recadinho no meu mural de recados.Obrigada!!!
Senti quando os dedinhos da menina passaram pelo livro.Percebi quando chegaram até o final da prateleira.Pararam por um momento,pensativos.Tamborilaram sobre um dicionário.Então voltaram,alegres,até chegarem novamente ao livro em que eu morava.Com um puxão decidido,eu e meus companheiros fomos retirados da prateleira.
-Quer ver este livro?- perguntou uma voz conhecida.
A bibliotecária!Há quanto tempo não ouvia a sua voz?!Queria acenar para ela para dizer um "oi".Mas eu era apenas o narrador do livro que a menina estava segurando.Nada podia fazer.
-Quero sim! _ respondeu a menina. _Achei a capa bonita!
Sim,menina,nossa capa é realmente linda!Está um pouco desbotada,mas ,ainda assim ,é bonita.Ganhou prêmio de melhor capa há...Há quanto tempo mesmo?
_ Mas ele está tão velho! -exclamou a bibliotecária. _ Há anos ninguém o lê.Tem certeza?Quer mesmo tomá-lo emprestado?
Ora ,o que esta mulher está pensando?Pela primeira vez,em muitos anos,alguém quer ler nossa história.E ela desencorajando a leitora!Por sorte a menina tem personalidade.não se importou com a opinião alheia...
Com um suspiro ,a bibliotecária abriu o livro pela contra capa.Tirou uma ficha ,anotou o nome da menina e a data.Então. entregou-o na mão dela.
Que felicidade!Mais uma vez,depois de muito tempo,alguém vai conhecer as peripécias do príncipe Sapristo para conseguir a mão da princesa Priliana.Por exemplo,a luta com o dragão!Ah,esta era a minha passagem favorita no livro!Eu adorava narrá-la!Como era mesmo?
"Então o príncipe Sapristo ergueu a poderosa espada Escalibúrnia contra o terrível dragão das Sete Asas..."
Poxa!Mal posso esperar para contar esta história de novo!Mas,antes,preciso conferir se está tudo no lugar e se os personagens estão prontos para entrarem em cena.Há muito o que fazer antes de um leitor abrir um livro!
Gláucia Lewicki e Janaína Tokitaka

Monday, October 23, 2006

MINHA IMAGEM


Olá pessoal!
Esta é minha imagem para a ECS 8.
Quem tem igual?Faça contato!Meu email é:lusobotyk@hotmail.com

VISITANDO OS BLOGS DOS COLEGAS...


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE-A
ECS 4
LUCIENE BORBA SOBOTYK

Após visitar alguns blogs,tive surpresas muito legais.Conheci mais detalhadamente o blog da Kátia Diehl e achei fantástico.Ela utiliza todos os recursos possíveis para deixá-lo mais atraente.Não encontrei ainda a atividade sobre Weber para poder comentar,de qualquer forma valeu avisita.
O blog da Marlene foi uma grande surpresa,porque através da análise dela sobre o texto do Weber pude compreender melhor a mensagem do autor,apesar de já ter feito e postado meu trabalho antes de visitá-la.Me ajudou bastante.
Também visitei minha mais nova grande amiga (e amiga de Irene) Bia Gutierrez que é uma poetisa.Seus textos nos levam a imaginar o cenário daqueles relatos,mas ainda
não havia a análise do texto quando a visitei.
Malu Costa está um pouco assustada com a falta de tempo e com o cansaço,porém suas atividades estão muito bem feitas ,valendo todo seu esforço nas madrugadas.
Entro regularmente nos blogs da Gabriela,InêsCristina,Aline e Chaine,pois acabamos descobrindo afinidades e nos tornando mais do que colegas,digamos assim,colegas coloridas,quase amigas do peito.Mas chegaremos lá até o final do curso.

OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE - A
NOME DA ALUNA:LUCIENE BORBA SOBOTYK
PÓLO ALVORADA
ECS 5 - WEBER I

ANÁLISE DO TEXTO:OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Num primeiro momento,devo dizer que achei este texto bastante complexo,tanto que tive que ler três vezes.Veremos a seguir se realmente consegui entendê-lo.
Weber escreve que a dominação pode fundar-se vários motivos,tais como:interesses,costume (hábito) ou no puro afeto.
Destaca que existe 3 tipos de dominação:
*LEGAL: seu tipo mais puro é a dominação burocrática,onde qualquer direito poderá ser modificado mediante um estatuto.existe uma eleição para definir a associação dominante ,o quadro administrativo é formado por funcionários de formação profissional,com um contrato e salário fixo, de acordo com a hierarquia do cargo.seu ideal é proceder sem influência de sentimentos ,de modo estritamente formal.A base do funcionamneto técnico é a disciplina do serviço.
Exemplos:Estado,Muncípio e empresa privada.
*TRADICIONAL:seu tipo mais puro é o patriarcal,sendo que aquele que dá ordens é o senhor e os que obedecem são os súditos,enquanto que o quadro administrativo é formado por servidores.Obedece-se em função da fidelidade.O conteúdo das ordens está fixado pela tradição,sendo impossível criar novo direito diantes destas normas.Dominam as relações não o dever ou a disciplina ligados ao cargo,mas a fidelidade pessoal do servidor.
CARISMÁTICA:o tipo que manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades ,ou enquanto tiver carisma.Falta aqui o conceito de competência.Não está presa à tradição.A autoridade basea-se na crença,a fé e o reconhecimento são considerados um dever,cuja degligência ,castiga.Tem caráter autoritário e dominador.

Podemos relacionar cada tipo com situações do dia-a dia,tais como:

- a Escola se encaixa no primeiro exemplo:somos funcionários,precisamos de formação profissional para exercer cargos dentro dela e para ascenção profissional.

-o segundo tipo pode ser exemplificado pelas relações familiares.

-o terceiro tipo exemplifica-se com nossos caminhos religiosos,nossos ídolos de televisão,música,políticos...

Nas relações entre dominantes e dominados,a dominação costuma apoiar-se em bases jurídicas,nas quais se funda a legitimidade e o abalo dessa crença costuma acarretar consequências de grande alcance.

Friday, October 20, 2006

ELE MERECE DESCANSAR!!!!!


Hoje terminei minha atividade de EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. Gostei muito de fazê-la ,apesar do trabalho e do tempo que levei.Por isso ,meu amigo aí do lado merece um descanso e eu também.
Nos vemos na aula presencial do dia 27. O que será que nos espera????

Monday, October 16, 2006

SEGUINDO PEGADAS...DESCOBRINDO CAMINHOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE
ECS 2

Após visitar todos os espaços sugeridos pela professora,seguindo pegadas e descobrindo caminhos,chego à conclusão de que realmente a estrada é longa.Há muito o que aprender ,descobrir e utilizar para complementar meu blog.Fiquei encantada particularmente com o da professora Suzana Gutierrez , http://www.gutierrezpro.br, pois ela é muito criativa e sabe usar todas as ferramentas que a tecnologia oferece,além de dar todo o tipo de suporte para quem quer explorá-lo .
Fiquei tentada a visitar novamente o blog QUEM FAZ ,que tem como colaboradoras as nossas professoras Ìris e Bea e uma infinidade de relatos de experências bem sucedidas.
O blog do professor Sérgio Lima,na primeira visita que fiz,não me chamou muito a atenção,pois achei muito político.Porém ao revisitá-lo,consegui perceber que na verdade ele tem que ser assim,pois este espaço está aí para mostrar a identidade de quem o produziu.E entendo também o motivo das professoras insistirem tanto que não se deixe de postar tudo o que estamos sentindo,pensando...Hoje ,particularmente gostei de visitar o blog deste professor porque ele fez uma linda homenagem à todos os alunos do Pead/UFRGS.
O ZAPTLOGS,que é um projeto de pesquisa do TRAMSE,tem por objetivo ,a formação de uma comunidade de pesquisadores sobre o uso das tecnologias na educação.Também gostei de ver porque nos abastece com várias informações sobre pesquisa e dá acesso à muitos outros blogs.
Um dos que acessei e não gostei (se me permitem a sinceridade) foi o VIDA DE PROFESSOR . Não chamou minha atenção como os outros,talvez por estar em outra língua...Não gostei!
Quero ressaltar aqui minha admiração por todo o trabalho que conheci feito pela professora Suzana Gutierrez.
Há muito o que aprender e conhecer dentro do uso da tecnologia na educação,mas o campo é tão vasto que nem sei por onde começar.São tantas as possibilidades...como escrevi no início deste relato:seguindo pegadas...descobrindo caminhos!!!

Sunday, October 15, 2006

Análise dos Blogs Educacionais


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-A
LUCIENE BORBA SOBOTYK

De acordo com a solicitação feita para esta atividade,entrei em todos os blogs sugeridos,mas gostei especialmente de dois:INFOED e PROJETO ZAPTLOGS.

O INFOED você acessa pelo endereço http://www.infoed.zip.net/ .Lá está o trabalho da professora Margô- WEBLOGS NA EDUCAÇÃO-BLOGANDO NOVOS ESPAÇOS DE AUTORIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA- econtra-se também ,os blogs construídos pelos alunos,o passo-a-passo para quem deseja construir seu blog e material de apoio.Li ,inclusive: SETE MOTIVOS PARA O PROFESSOR CRIAR UM BLOG, WEBLOGS NA EDUCAÇÃO, O QUE APREBDER BLOGANDO e ainda várias a atenção ,por seu conteúdo:DROGAS,TÔ FORA/LIXO QUÍMICO,ORGÂNICO E INDUSTRIAL, sendo que neste último achei um site (lixourbano.zip.net) e muitas questões para serem comentadas ,sobre o assunto.Entrei em dois blogs que me chamaram a atenção,pois traz assuntos com os quais estou trabalhando na escola (Meio Ambiente).Outro site que gostei foi http://www.caranguejo.com.br que tem como objetivo divulgar um trabalho lúdico sobre educação ambiental,realizado em escolas e comunidades de Santa Catarina.

Outro blog visitado foi o ZAPTLOG ,no endereço http://paginas.terra.com.br/educação/Gutierrez/blogs.zapt/, que é um projeto

de pesquisa vinculado ao PROJETO ZAPT TRAMSE/UFRGS e tem como objetivo,formar uma comunidade de pesquisadores,sobre o uso das tecnologias por educadores,de forma crítica e autônoma.Aqui encontrei vários blogs dos professores deste projetos, vários projetos a serem discutidos,pontos a serem debatidos,que considerei importantes,tais como:

*o que é projeto?

*qual a diferença entre ensino por projetos e aprendizagem através de projetos/

*qual o papel do aluno e do professor?

Concluo que a proposta destes BLOGS é estabelecer uma rede de troca de conhecimento,onde professor e aluno tornam-se parceiros da aprendizagem.



Wednesday, October 11, 2006

REDE IMPRESCINDÍVEL

Tenho lido todos os comentários,dúvidas e desabafos dos colegas no pbwiki e percebo o quanto é importante ter este (e todos os outros) espaço .Consegui esclarecer várias dúvidas através destes espaços,pois eram as mesmas de outros colegas.Outro fato que considero muito bacana é a solidariedade que temos uns com os outros.Sempre aparece "aquela luz no fim do túnel"... Acredito que é desta forma ,com a continuação desta rede de colaboração e aprendizagem, que chegaremos com bons resultados ao final desta caminhada.
Vem à minha lembrança uma das primeiras mensagens que recebi da professora Bea sobre os momentos de conflito e desespero que teríamos ao longo do curso.Já percebi vários destes momentos...Mas vamos em frente,somos fortes e conseguiremos!!!!
Acho importante colocar que a a aula presencial com a professora Sílvia foi ótima,assim como tem sido a atenção e o carinho que ela e os tutores (Robson e Daiane) têm nos dispensado.
Bom trabalho à todos nós!!!!


?

Sunday, October 08, 2006

SEGUNDA SEMANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE 4

1)Qua a poisção de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Ele diz que a definição de Mill engloba muitos fatos.As ações que os homens exercem una sobre os outros sendo de uma mesma geração,diferem do adulto sobre uma criança.Educação é a ação que indivíduos de gerações diferentes exercem uns sobre os outros.

2)Qual as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
a-definição utilitária
b-homens de pensamento/ação=ruptura de equilíbrio
PONTO FRACO:partem da idéia de que há uma educação ideal,perfeita,apropriada a todos os homens,indistintivamente(educação universal).

3)O que é preciso de acordo com Durkheim,para definir educação?
É necessário considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido e destacar as características comuns à eles,pois estas é que definirão a educação.

4)De acordo com Durkheim,que fatos levam cada sociedade e fazer do homem certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual,quanto físico e moral?
Um conjunto de idéias sobre nossas faculdades,direitos,deveres,sociedade e indivíduo,progresso,ciência,etc...são a base do espírito nacional.Toda e qualquer educação que prepara para as funções industriais ou carreiras liberais,têm por objeto fixar a consciência dos educandos,o que diferencia são os meios que a sociedade utiliza para isto.


5)Segundo o autor,que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar á criança?
Segundo o autor,um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável eque o grupo social particular considera indispensável também.

6)A partir da definição :"A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL;TEM POR OBJETIVO SUSCITAR E DESENVOLVER, NA CRIANÇA, CERTO NÚMERO DE ESTADOS FÍSICOS,INTELECTUAIS E MORAIS,RECLAMADOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO E PELO MEIO ESPECIAL A QUE A CRIANÇA PARTICULARMENTE,SE DESTINE."O QUE CONCLUI DURKHEIM?EXPLIQUE.
Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações,ou seja,em cada um de nós existe dois seres.um que se relaciona consigo mesmo (ser individual) e outro que é um sistema de idéias,hábitos e sentimentos,que exprimim em nós o grupo ou grupos diferentes dos quais fazemos parte (ser social).Constituir o ser social em cada um de nós,é o fim da educação.

7)Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Ele diz que a sociedade se encontra a cada nova geração,como uma tábula rasa,sobre a qual é preciso construir quase tudo de novo e que o indivíduo não veio a conhecer a sede do saber senão enquanto a sociedade sentiu que seria necessário fazê-lo,ou seja,indivíduo e sociedade juntos se completam.